Uma era ralativa

red and white road sign

Existe um jeito certo de viver?

Em tempos em que muitos acreditam que o certo e o errado são questões relativas, os Dez Mandamentos se destacam como um padrão claro da justiça e santidade de Deus. Não se trata apenas de seguir regras por obrigação, mas de descobrir um caminho que nos conduz à plenitude e que nos permite abençoar aqueles ao nosso redor.

Mais do que um “jeito certo”, eu diria que existe um jeito bom de viver. Isso está gravado nos corações de todos, tanto dos que creem quanto dos que não creem. É por isso que tantos estão sempre “em busca da batida perfeita”. Mesmo assim, as pessoas insistem em criar seus próprios padrões, valores, significados e até “identidades”.

Os Dez Mandamentos se revelam como verdadeiras dádivas. Ali encontramos direção, acolhemos uma referência, enxergamos o caminho que nossa vida deve seguir. Ali está o ambiente onde um povo pode florescer e prosperar.

Já parou para pensar que, sem um padrão claro, a moralidade se torna confusa? Deus, em Sua sabedoria, nos deu esses princípios para que possamos viver uma vida abençoada.

Em que áreas você tem seguido mais as opiniões da sociedade do que os princípios de Deus? Como os mandamentos podem trazer clareza e direção para sua vida?

Desafie-se a estudar um dos mandamentos nesta semana e reflita sobre como ele pode trazer mais sabedoria e propósito à sua jornada.

Rafael Pijama
Marido da Yana, pai do Victor e Aurora. Pastor na igreja Sal da Terra 90. Parte do Movimento Mosaico.