Não se aparte da tua boca o livro desta Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho e, então, prudentemente te conduzirás (Josué 1:8).
Para muitos a Bíblia é considerada um livro qualquer, e quando seu valor é reconhecido, no melhor dos casos, ela é classificada no mesmo nível que obras humanas de literatura e filosofia. Contudo, na Bíblia há múltiplas declarações especiais desde suas primeiras linhas. Ela enumera com autoridade, e exatidão as ações criadoras do Deus único, soberano, infinitamente poderoso e maravilhosamente grande. Sim, é um livro especial e muito mais que isso: é único porque mostra o que está no coração do homem.
E existe algo na Bíblia que não existe em nenhum outro livro: a história inigualável do Deus que criou tudo, e que um dia desceu ao mundo na pessoa de Jesus Cristo para manifestar Seu amor de forma extraordinária. “Jesus andou fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele” (Atos 10:38). Os que O escutavam “se maravilhavam das palavras de graça que saíam da sua boca” (Lucas 4:22).
Por que fez tudo isso? Por nos amar profunda e eternamente. Sem Sua morte não teríamos acesso ao Pai, à presença de Deus, porque ainda estaríamos mortos em nossos delitos e pecados (Efésios 2:1).
Não diga que a Bíblia é um livro qualquer, nem mesmo um livro especial. Atreva-se a ler, ouvir e experimentar o que Deus reservou para aqueles que O amam (1 Coríntios 2:9).