Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça (1 João 1:9).
“Oh, me desculpe!” Quantas vezes nos deparamos com essas palavras em nossos lábios! Não é mais um mero hábito de expressão do que um pedido de desculpas? Mas nem sempre é tão fácil dizer isso. Às vezes a nossa consciência está tão sobrecarregada que a nossa vida torna-se uma tortura. Que alívio é quando o problema pode ser corrigido por uma franca troca de palavras!
Estamos conscientes de que não são apenas ofensas entre as pessoas que pesam sobre nós durante a nossa vida? Nós construímos um muro inteiro de culpa perante o Deus vivo e santo. Pode esta culpa ser perdoada? Podem os pecados do passado que nós ainda levamos por toda parte conosco serem afastados de nós? Sim, de fato, é possível. Esta é a alegre mensagem da Bíblia.
Em que base Deus pode perdoar? Ele perdoa, não porque Ele seja despreocupado a respeito do pecado. A culpa deve ser expiada. A Sagrada Escritura afirma explicitamente: “Sem derramamento de sangue não há remissão” (Hebreus 9:22), ou seja, o sangue substitutivo de um sacrifício. O próprio Deus fez o sacrifício ao enviar seu Filho, Jesus Cristo, como “a propiciação pelos nossos pecados” (1 João 2:2). Cristo deu a Sua vida em resgate por todos aqueles que depositam nEle sua fé.
Ele levou o juízo que nós merecíamos. Todo aquele que se volta para Deus, confessando sinceramente sua culpa a Ele, recebe o perdão de seus pecados. Este fato é confirmado pelo versículo de hoje.