E em toda a terra de Israel nem um ferreiro se achava (1 Samuel 13:19).
Nos dias do rei Saul, os filisteus, velhos inimigos do povo de Deus, atacaram o território de Israel. Três divisões foram enviadas por três direções diferentes. Então os israelitas foram forçados a entrar na batalha e se defender. O que eles descobriram? O povo não tinha armas! Como isso pôde acontecer? Vamos ler o texto bíblico:
“E em toda a terra de Israel nem um ferreiro se achava, porque os filisteus tinham dito: Para que os hebreus não façam espada nem lança. Pelo que todo o Israel tinha que descer aos filisteus para amolar cada um a sua relha, e a sua enxada, e o seu machado, e o seu sacho… E sucedeu que, no dia da peleja, se não achou nem espada, nem lança na mão de todo o povo” (1 Samuel 13:19-22).
Como o inimigo tinha sido astuto em tornar os israelitas dependentes dele! Que impotência havia entre o povo de Deus! Os filisteus não se preocupavam com as diversas ferramentas que os hebreus afiavam, desde que não fossem espadas ou lanças. Portanto, o povo de Deus ficou desarmado na guerra.
Esse incidente nos ensina uma lição séria. Se sucumbirmos ao pensamento do mundo não teremos armas para o combate da fé. É perigoso para nós, filhos de Deus, enfrentarmos o inimigo sem a Palavra de Deus, a espada do Espírito, quando nossa fé está sob ataque.