PENSAMENTOS REVELADOS

Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, respondeu e disse-lhes: Que arrazoais em vosso coração? (Lucas 5:22).

O evangelho de Lucas descreve a Pessoa do Senhor Jesus predominantemente como verdadeiro Homem, da maneira que Ele andou aqui na Terra. No entanto, ao mesmo tempo, Ele também era o Filho de Deus desde toda a eternidade. O versículo de hoje nos mostra algo disso.

Durante toda a Sua vida no mundo, os pensamentos nos corações daqueles que O cercavam eram conhecidos do Senhor Jesus. Nem tampouco a incredulidade dos fariseus e escribas quando o homem coxo foi curado (Lucas 5), e nem os pensamentos repugnantes de Seus inimigos quando a mão atrofiada do homem foi curada (Lucas 6) estavam escondidos do Senhor. E quando acabou de falar da traição do Filho do homem, Ele imediatamente percebeu o raciocínio dos discípulos em seus corações a respeito de qual deles era o maior (Lucas 9).

Podemos imaginar o que deve ter significado para o nosso Senhor ser constantemente confrontado com os pensamentos secretos daqueles que O cercavam? Ainda que pensamentos de incredulidade ou considerações malignas não fossem expressos de forma audível, Ele os conhecia e sofria com isso!

Somente a respeito do Senhor é que se pode afirmar: “Provaste o meu coração; visitaste-me de noite; examinaste-me e nada achaste; o que pensei, a minha boca não transgredirá” (Salmo 17:3). Que perfeição Ele revelou em todas as coisas. Por esta razão, somente Ele poderia se tornar o sacrifício pelo qual Deus foi glorificado na cruz.