Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo; pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus (Romanos 5:1-2).
Três resultados da justificação nos são apresentados aqui: temos paz com Deus, estamos na graça e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.
Temos paz com Deus. Esta paz é fundada sobre a obra da redenção que o Senhor realizou na cruz do Calvário. Ele fez “a paz pelo sangue da sua cruz” (Colossenses 1:20). Quem se apodera dessa obra é justificado pela fé e entra na realidade desta paz. Já não precisa temer a condenação, sabendo que o Senhor Jesus levou seus pecados e veio suportar o julgamento de Deus por nossa culpa.
Nós estamos na graça de Deus. Este é o nosso privilégio: pela fé entramos no favor de Deus. Aqueles que outrora eram Seus inimigos agora se veem aceitos como filhos! É a graça, não a lei, que marca este relacionamento com Deus. Ele nos vê em Seu Filho, Jesus Cristo. Assim, o crente pode se aproximar de Deus com plena confiança proveniente da fé. Ele tem acesso constante ao Pai.
Nós nos gloriamos na esperança da glória de Deus. Esta é a nossa porção futura. Um dia desfrutaremos da glória de Deus. Em Sua oração, o Senhor Jesus expressou Seu desejo de que pudéssemos contemplar a Sua glória (João 17:24). Nossa esperança não é algo incerto: as promessas de Deus serão definitivamente cumpridas. Assim, podemos esperar a glória futura com um coração alegre e adorador.