Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê (Romanos 1:16).
A fim de esclarecer o significado do evangelho, a boa notícia, o apóstolo Paulo faz algumas significativas declarações sobre o assunto logo no início de sua epístola aos Romanos. Ele o chama de “o evangelho de Deus” (versículo 1), e salienta que o próprio Deus é o autor ou a fonte destas boas notícias. E já que é sobre a mensagem de Seu Filho, Jesus Cristo, é também chamado de “o evangelho de seu Filho” (v.9).
O tema principal e o ponto central do evangelho é o Filho de Deus, o Senhor Jesus Cristo. Quando o tempo indicado pelos profetas do Antigo Testamento foi cumprido, Ele veio do céu a esta terra para cumprir o plano de salvação de Deus. Porque Cristo sofreu e morreu pelos perdidos na cruz do Calvário, as justas exigências de Deus foram satisfeitas.
No versículo bíblico de hoje vemos a eficácia do evangelho. Ele “é o poder de Deus”, o que é demonstrado pelos pecadores sendo salvos pela fé.
Não há nenhuma restrição para esta maravilhosa mensagem de salvação. Deus se dirige a todos com a mensagem, e não apenas a uma nação, como fez no caso de Israel com a lei. Além disso, como ninguém tem justiça perfeita, a qual só Deus pode confessar possuir, Ele nos oferece a Sua própria justiça no evangelho. E nós precisamos aceitá-la! Temos que parar de justificar a nós mesmos e admitir que somos pecadores. Quem se volta para Deus desta forma, crendo em Cristo e em Sua obra redentora, recebe o perdão dos pecados e a justiça divina.