“Certo dia, Eliseu passou pela cidade de Sunam, onde morava uma mulher rica, que o convidou para uma refeição em sua casa. Depois disso, cada vez que passava por aí, Eliseu entrava para comer. A mulher disse ao marido: Olhe, esse homem que está sempre em nossa casa é um santo homem de Deus. Vamos fazer para ele um quarto de tijolos no terraço, com cama, mesa, cadeira e lâmpada. Quando ele vier à nossa casa, poderá ficar aí. Um dia que Eliseu passou por Sunam, subiu para o quarto do terraço e se deitou. Ele disse a seu servo Giezi: Chame a sunamita. O servo a chamou, e ela se apresentou a Eliseu. E ele disse ao servo: Diga a ela: Você se preocupou conosco. Que podemos fazer por você? Quer alguma recomendação para o rei ou para o chefe do exército? A mulher respondeu: Eu vivo no meio do meu povo. Eliseu perguntou ao servo: O que poderíamos fazer por ela? Giezi respondeu: Ela não tem filhos, e o marido dela já é idoso. Eliseu disse: Vá chamá-la. O servo chamou a mulher, e ela apareceu na porta. Eliseu disse: Daqui a um ano, nesta mesma data, você terá um filho nos braços.” [1]
Lembro-me bem que, quando criança, sempre hospedávamos irmãos pregadores em nossa casa. Era uma alegria poder ter como visita um “pregador da Palavra”. Ouvia muitas histórias de missionários vivendo aventuras extraordinárias para levar o Evangelho de Jesus a regiões remotas do mundo e me sentia orgulhoso em falar para as pessoas que um missionário estava hospedado em nossa casa.
A Bíblia não economiza palavras para dizer que Deus se agrada que sejamos hospitaleiros [2] e que somos abençoados quando abrimos nosso lar para receber Servos de Deus.
Estudando este texto em nossa célula de oração, o Senhor falou ao nosso coração algumas coisas novas a respeito de hospitalidade e bênção. Como a hospitalidade pode contribuir para o crescimento do Reino de Deus? Como a hospitalidade contribui para o crescimento individual?
A Sunamita reconheceu que Eliseu era um santo homem de Deus. Ela sabia que Eliseu levava a Palavra Deus. Em termos práticos, ela reconheceu que a Palavra de Deus – consequentemente, Sua bênção – precisava entrar pelas portas da sua casa. Eliseu havia passado por ali e deixado um “tempero” especial naquela casa que agradou à Sunamita e despertou nela o desejo de uma porção maior.
Para receber o homem de Deus na sua casa, foi preciso construir um espaço. A Sunamita tinha um coração disposto a receber o homem de Deus mas, naturalmente, ela não tinha um espaço para isto. O que isto significa? Muitas vezes, recebemos apenas porções esparsas de Bênçãos do Senhor porque não estamos dispostos a criar espaços em nossas vidas para que o Senhor preencha. Abrimos a porta da nossa sala, indo aos cultos, ouvindo mensagens, mas deixamos as portas dos quartos fechadas! E quanto entulho existe nesses quartos!
Observe que o quarto preparado pela Sunamita não era um espaço vazio, mas um lugar onde se poderia passar um longo período de tempo. Cada vez que Eliseu visitava aquele lar, aquela família era edificada. Construindo aquele quarto, a mulher mostrou uma disposição permanente de receber o homem de Deus.
Espere um pouco antes de contratar um pedreiro para quebrar as paredes da sua casa, para receber um pregador de fora, achando que aí está a solução dos seus problemas. Não faça barganhas com Deus.
Antes de ter um lar hospitaleiro, você precisa ter um coração hospitaleiro. Não adianta abrir somente a sala do seu coração para receber Jesus. Ele quer habitar também nos demais cômodos da sua vida. Ele quer tratar das feridas que você insiste em empurrar para debaixo do tapete. Não podemos tapar o sol com a peneira. Nossas dificuldades não podem ser veladas pelo véu de uma santidade falsificada.
Eliseu representava a “Presença de Deus” na casa da sunamita. “… porque o SENHOR esquadrinha todos os corações e penetra todos os desígnios do pensamento”. [3] A Bíblia diz que o Espírito Santo habita aqueles que crêem em Jesus. Aventure-se em uma jornada de entrega diária pela presença de Deus na Sua vida, abra seu coração, seja hospitaleiro à presença de Deus e Ele certamente trará bênçãos para sua vida.
Notas:
[1] 2 Reis 4:8-16 (Bíblia Católica Versão Pastoral) [2] Romanos 12:13; 1 Timóteo 5:10; Hebreus 13:2 [3] 1 Crônicas 28:9