Começamos hoje uma série de entrevistas com personalidades que marcaram seu tempo. Fictícias, evidentemente, mas baseadas nos relatos bíblicos. Alguns terão revelações surpreendentes. Os bastidores da notícia. Os detalhes e as impressões de gente que entrou para a história, de várias maneiras e por várias razões. A primeira delas é Golias, o gigante de Gate.
Entrevistar Golias não é tarefa fácil. Ao entrar na sua tenda, a cena é estarrecedora. Do alto dos seus impressionantes 3 metros de altura (quase um metro a mais do que o pivô do basquete americano Shaquille O´Neal), qualquer ser humano “normal” se sente um gafanhoto. Entramos na sua tenda. Ele ficou sentado no chão. Sua ficha de reservista do exército filisteu carrega vários combates, todos vencidos por nocaute. Seu arsenal é de fazer inveja ao Fernandinho Beira-Mar. Só de couraça, são 57 quilos de bronze. A ponta da lança, de ferro maciço, pesa 7 quilos.
Golias é um bad-boy. Resolve tudo no braço. Ele falou rapidamente à em Socó, momentos antes de sair para enfrentar uma batalha decisiva contra os israelitas.
: Hoje faz quarenta dias que o sr. lançou um desafio a Israel. Continua valendo?
Golias: Claro que continua! (com raiva). Você acha que um homem do meu tamanho ia fazer bravata e depois pular para trás? Do outro lado não tem homem pra mim. Que escolham o melhor, senão até o meu irmão caçula acaba com eles. Hoje à tarde eu vou voltar lá. Se tiver alguém com coragem de sair da tenda pra me ouvir (risos). Já tô ficando cansado desse negócio.
: Por que o sr. não considera a possibilidade de perder este duelo?
Golias: Rapaz, de que planeta você é? Se ali tivesse alguém com vergonha na cara, eles não tinham nem esperado eu acabar de falar da primeira vez. Já faz quarenta dias, QUARENTA DIAS que eu vou lá e aponto o dedo no nariz deles e ninguém reage. Eles estão tremendo de medo. Dá pra ver na cara deles o espanto. Por esta eles nunca esperaram. Eu vou torcer o pescoço deles que nem se torce o pescoço de uma galinha.
: Depois da sua proposta de duelo, o rei Saul ofereceu uma enorme recompensa em dinheiro, mais a sua filha Mical e isenção de impostos para quem se dispuser a lutar contra o sr. O que o sr. acha disso?
Golias: É, ele pode oferecer o que quiser. Por que é que ele mesmo não vem aqui pra me encarar? Que tipo de homem ele é? Falar pros outros ir é fácil. É um banana igual aos outros. E fala pra ele aumentar a oferta, porque senão não vai sobrar nem aquela encalhada pra contar a história.
: Israel sempre fala de um Deus que eles servem e que os defende nas batalhas. O sr. não teme que isso possa fazer diferença num duelo como este?
Golias: Olha, se eles tem um, nós temos vários. Isto aqui não é coisa para deuses. É coisa pra macho. Tem coisa na vida que a gente tem que resolver sozinho.
: Qual a função do escudeiro que vai à sua frente nas batalhas?
Golias: Bom, nessa batalha contra esses coitados aí, nenhuma. Quer dizer, ele vai ter até muito trabalho pra juntar os pedaços que vão voar pra todo lado quando eu acertar o primeiro golpe (risos).
: Quais são seus planos para depois da guerra?
Golias: Sei lá, cara. Acho que é voltar para Gate e tocar a vida. Esperar a próxima batalha. O amanhã não importa. O futuro aos deuses pertence. O que me interessa agora é massacrar um desses israelitas. Tô coçando de vontade de brigar.
: O sr. vê alguma possibilidade de surgir alguém que seja capaz de enfrentá-lo de igual para igual? Alguém que o sr. talvez não conheça?
Golias: E você acha que eu tenho a vida inteira para esperar? Acha que eu não tenho mais o que fazer? Está pra nascer o homem que pode me enfrentar. Seria até bom, porque do jeito que está não tem graça, a diferença é muito grande. Você não viu a cara daqueles patetas? Não agüentam nem meus gritos, saem todos correndo feito raposas assustadas.
: Há rumores de que surgiu um pastor de ovelhas, de 17 anos, que estaria neste momento recebendo as últimas orientações do comando israelita para vir enfrentá-lo. O que o sr. acha disso?
Golias: Ora, isso não é hora de piada sem graça! Me deixa ainda mais irritado. Não dá pra ser pelo menos um lutador de jui-jitzu? Só me faltava essa na vida. Ter que lutar contra um pastorzinho de ovelhas. Se bobear ele vai querer vir pra cima de mim com pedaço de pau e estilingue. Eu não sou cachorro, não! Mas eu já estou farto de esperar. Se não tem ninguém melhor, que seja esse mesmo. Eu quero é ver sangue correr! Agora se me dá licença, eu vou lá pra acabar com essa parada.
Pensando bem:
Nota da redação: a entrevista não foi concluída. Naquele dia, a cabeça de Golias foi atingida por uma pedra desferida por um meigo pastorzinho que se chamou Davi, e depois foi cortada pela sua própria espada e levada a Saul.