Será que estou virando nerd?

Amigos, muitos dos que me conhecem já não me reconhecem. Estão se recusando a identificar-me com minha nova função e com esta suposta nova vocação. É que acabo de ler um livro de um cara que fez o maior sucesso na Internet. Não vou declinar o autor nem o nome do livro. Primeiro quero ver se o que ele diz é verdade. Se funcionar, eu conto o segredo. Senão, pago o mico sozinho.

Entre as coisas que jamais imaginei fazer na vida, estava aprender a lidar com mídias sociais. Sempre as achei definitivas tolices, coisa de gente que não tem o que fazer. Agora estou ao mesmo tempo comprovando e admitindo viver a tese: é isso mesmo. Só quem não tem o que fazer é que embarca nelas. Quando me vi de tempo livre, pus-me a investir nessa coisa. E dá-lhe Twitter, Facebook, Blog etc. Já até ando dando pitacos para veteranos. Os que me conheceram na fase pré-falimentar do juízo, quando algum neurônio ainda funcionava, não acreditam. Eu mesmo não acredito. Inclusive por estar escrevendo este artigo à uma hora da manhã, porque estava até agora buscando ferramentas de edição de vídeo para… meu vlog! O fato é que agora tenho muito que fazer. Segundo me disseram, preciso atualizar essa coisa sempre, mais de uma vez por dia. Senão ninguém me segue. Pronto. Agora não tenho mais tempo para nada.

Socorro! Estou escrevendo vc, ok, bj e tb. Ainda consigo resistir e não teclar msm, nem kd, mas começo a me acostumar a digitar tudo sem acento. Oh! Céus, guardai-me de jogar fora tudo o que aprendi! Demorei três anos para fazer Letras e agora não preciso mais nem usar o alfabeto todo.

Honestamente, continuo achando isso tudo muito chato. Se pudesse, ficaria de fora. Se pudesse. Continuo com minhas restrições. Ainda acho uma coisa completamente sem sentido ficar colocando a cada dez minutos para o mundo saber o que você acabou de pensar ou fazer. Da minha vida cuido eu e nem preciso publicar alguma coisa na rede para que muitos já tenham suas opiniões a meu respeito. Às vezes fico sabendo de coisas que falei ou de decisões que tomei que nem eu sabia. Eu nem sabia que pensava aquilo, mas todo mundo já sabia. Então, para que fazer mais força? Portanto, na pessoa física não faço isso. Bem, deixe-me pensar. Certo. Só no Facebook.

Mas na pessoa jurídica, a coisa me parece irreversível. Preciso de gente para conhecer o que faço. Então tenho que falar a linguagem deles. Senão viro um E.T. Não é uma questão de gostar ou de achar bom. É uma questão de sobrevivência profissional. As notícias não vão desaparecer, mas elas agora estão correndo em tempo real. Os currículos vão continuar existindo, mas adeus folhas A4 impressas com fotinho no canto direito alto. Novos tempos, novas modos de comunicação. Se é assim que tem que ser, assim será.

Isto não significa que precisamos ficar presos a uma cadeira teclando feito loucos, sem levantar da cadeira nem para beber água. Espero não chegar a este ponto. Também não quer dizer que nada ali é bom. Vou continuar lendo as coisas boas e úteis que muita gente tem produzido por aí, mas espero não substituir a leitura e o conhecimento da revelação de Deus nas Sagradas Escrituras pelas interpretações, achismos e teologias que a cada segundo são despejadas na Internet, seja pelo Twitter, pelos blogs e sites, pelas redes sociais todas. Quero continuar tendo discernimento para não engolir tudo o que se diz em nome de Deus, mas não quero jamais navegar pelo lixo asqueroso que se produz no YouTube com ataques e acusações e suas respectivas réplicas e tréplicas dos envolvidos. Essas coisas não contribuem para nada, não edificam, não ajudam, não expurgam o mal.

Até viro nerd, desde que isso sirva para alguma coisa. Se for apenas para ser mais um, só para dizer que estou no meio, eu caio fora.

E por falar nisso, sigam-me no Twitter (@guiadiscipulado) e visitem meu blog (http://fazendodiscipulos.blogspot.com). Acessem o site www.talantonbrasil.com.br e, claro, continuem lendo esta coluna virtual. Participem do meu ingresso ao inescapável mundo digital e tornem-se fiscais deste meu compromisso público assumido nesta coluna, de forma que se perceberem que estou saindo do riscado, me avisem logo.

Pq tb eu naum axo que td que cai na Net eh fria, ñ eh vdd?

Bj pra vcs!