Foto digital

Amigos, esta onda de fotos digitais é uma lástima! Cheguei a esta terrível conclusão quando há alguns meses fui renovar minha Carteira de Habilitação. Não sabia o que levar, porque foi a primeira vez que fiz isso na vida. Decidi ir ao Poupa Tempo (uma das poucas coisas no governo de SP que funciona). Aí soube que precisaria de fotos novas, mas seriam tiradas ali mesmo e na hora.

Não tinha ido muito preparado para uma sessão paparazzi, mas por questão de tempo, decidi encarar. Câmera digital de última geração, imagem tão nítida que mostrava até os buracos da cara. Não gostei do que vi. Decidi reclamar com a moça que me atendeu:

Moça, desculpe, mas não ficou boa.

Senhor”, respondeu ela meio de caso pensado, com um tom que soou a uma frase feita, guardada para ocasiões especiais como esta. “Eu só tiro a foto…

Sim, senhora. Que franqueza. Que sinceridade. Que cara de pau. Que vontade de torcer o pescoço dela. Quer dizer que a culpa era minha? Então eu sou aquilo mesmo? A máquina registrou com tamanha precisão e riqueza de detalhes que até me assustou. E pensando bem, não é que ela tinha razão? A câmera apenas capta a imagem e a reproduz. Reproduz, para não dizer “denuncia”, “aponta”, “escancara”, “expõe”. Que coisa.

Pouco tempo depois, estudando Tiago, acabei percebendo que esta seria a ilustração atualizada do que o escritor registrou na sua carta. Só que como não havia máquina fotográfica ainda, ele usou a figura do espelho. O homem vê sua figura no espelho e logo se esquece. Ainda bem que se esquece, porque se lembrar por muito tempo, pode ser que tenha um treco. E se não gostar do que viu, não faz sentido discutir nem brigar nem quebrar o espelho. Este apenas reflete a imagem, não é responsável por ela.

Disse Tiago que o espelho faz com o rosto aquilo que a Palavra de Deus faz com a gente: mostra o que somos. Não maquia. Não esconde. Não faz plástica. Apenas mostra. Se você quiser ser mais bonitinho, mais bem apessoado, barba bem feita, sem espinhas, sem remela dos olhos, sem crateras faciais, não adianta esfregar o espelho na cara. A única coisa que ele pode fazer para lhe ajudar é mostrar a situação. O resto caberá a você e às suas atitudes.

Olhamos para as biografias dos homens e mulheres das Escrituras e temos uma enorme dificuldade em nos identificar com suas histórias. Não somos como eles. Não pisamos na bola como Pedro negando a Jesus, Jó reclamando com Deus, Elias fugindo para a caverna, Adão jogando a culpa na esposa, Paulo dizendo que em sua carne não habita bem nenhum, Baraque fugindo da raia, Sansão sendo enganado no colo de Dalila, Davi dormindo com a mulher do vizinho, Jacó enganando seu irmão etc etc etc. Isso não tem nada a ver conosco. Não é a nossa imagem que está aparecendo. Eu quero outra foto. Quero um retoque de Photoshop. Então me lembro do único espelho que falava aquilo que sua dona queria ouvir: a madrasta de Branca de Neve. “Espelho mágico, espelho meu, há neste reino alguém mais linda do que eu?” O dia em que ouviu a resposta certa, ficou louca da vida, a ponto de matar.

Tem gente que acha ruim com Deus (ou com o pregador) quando ele diz que a coisa está feia em suas vidas. Não somos assim tão ruins quanto a Bíblia diz que somos. Não tão feios assim. Até nos achamos os mais lindos do mundo, todos nós. Os Brad Pitts e as Angelinas Jolies do reino dos céus. O problema está na câmera (ou no espelho).

Depois que a desbocada sinceridade daquela funcionária me afrontou tão acintosamente, enquanto caminhava de volta para o carro, com o sangue voltando a correr dentro das veias e os batimentos cardíacos normalizados, acabei concluindo que ela estava certa. Peguei minhas fotos e sumi. Ela poderia ter deixado passar em branco o comentário, tudo bem. Mas ainda assim ela tinha razão. Resultado: emagreci 12 quilos, passei a caminhar uma hora todo dia (veja meu artigo a propósito do assunto: Brigando com a balança – 19/08/2010). Alguns diriam que não mudou muito, mas deu uma melhorada boa, posso garantir.

Da próxima vez que você olhar no espelho da Bíblia Sagrada, não a culpe. Apenas peça a Deus que lhe ajude a consertar o que está errado e volte para a próxima sessão de fotos sem retoques, sem Botox, sem truques, apenas de cara limpa. Pode ser que um dia você esteja emoldurado na galeria daqueles que consertaram suas vidas sob a orientação segura da revelação de Deus.