Não tem como evitar isso. Em algum momento de nossas vidas, vamos ter que parar, sentar e organizar minimamente nossas convicções a respeito de quem é Deus, sua Palavra e sua Igreja.
Claro que esse processo de sistematização das nossas crenças teológicas não acontece de uma vez só. Ele precisa de tempo para maturação. Mas uma coisa é certa: não é possível sustentar uma postura de minimalismo teológico por muito tempo sem prejuízos sérios à nossa própria fé, família e igreja.
Para muitas pessoas, o que falta é justamente amarrar os pontos soltos. Vários irmãos em Cristo têm longa trajetória de serviço e vida no Reino de Deus, mas ainda não se sentem seguros em vários pontos da grande tradição teológica cristã.
Acho que foi por isso que a maioria dos estudantes do Invisible College escolheram a tutoria Essencial – mesmo que a Avançada não tenha paralelos no Brasil. Percebi que a questão que pegava para muitos é a necessidade de ter segurança do que é fundamental, clareza com os alicerces.
O que vai nos dar segurança para nós nos posicionarmos teologicamente com rigor e relevância no mundo atual será, justamente, uma pausa intencional para estudar e estabelecer os alicerces teológicos que são incontornáveis a todo discípulo de Jesus. Muitos movimentos evangélicos nasceram e morreram, sem encontrar sustentabilidade mínima na história, porque acreditaram ser possível evitar por muito tempo as grandes questões teológicas.
Não se engane! Não existe crescimento espiritual genuíno sem trabalho teológico pessoal e comunitário. Um tempo específico de estudo e sistematização do que cremos salvará tanto a ti quanto aos que te ouvem!