6º MANDAMENTO: RESPEITE A VIDA

Não matarás.

O SENHOR é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela.

Estando em angústia, invoquei ao SENHOR e a meu Deus clamei; do seu templo ouviu ele a minha voz, e o meu clamor chegou aos seus ouvidos… Desde o alto enviou e me tomou; tirou-me das muitas águas

(Êxodo 20:13; 1 Samuel 2:6; 2 Samuel 22:7 e 17).

O sexto mandamento, “Não matarás”, aborda um tema fundamental: a vida. O Autor da vida é Deus (Gênesis 2:7). Somente a Ele cabe dar a vida ou tirá-la (1 Samuel 2:6). Por isso Deus nos proíbe de colocarmos fim à vida, seja a nossa ou a dos outros. Mediante este mandamento, Deus condena o assassinato e o suicídio.

O homem moderno acha que tem o direito de se assenhorear da vida e da morte. Acabar com a vida é cada vez mais uma tentadora solução para resolver os problemas humanos. O aborto é a destruição de uma vida considerada indesejada. A eutanásia é a antecipação do término natural da vida e dos sofrimentos e dificuldades que uma pessoa enfrenta, assim como o suicídio. Satanás, o pai da mentira e homicida desde o princípio (João 8:44), nos faz acreditar que não existe nenhuma outra solução para nós.

Deus tem exigências, porém também tem inesgotáveis reservas de misericórdia e graça para aqueles que confiam nEle.