O evangelho… pelo qual também sois salvos, se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado, se não é que crestes em vão. (1 Coríntios 15:1-2)
Pergunta: Esses versículos contêm a palavra “se”, mostrando que a salvação está conectada a uma condição. Portanto, a salvação não depende de nossa fidelidade, afinal das contas?
Resposta: Estas palavras foram dirigidas a igrejas, nas quais podia haver entre os verdadeiros crentes pessoas que eram apenas cristãos nominais. Desse modo, esses versículos não falam da salvação como algo final, a fim de que aqueles que não são salvos não descansem com uma falsa sensação de segurança.
Se alguém diz que é convertido e desenvolve atividades cristãs, mas depois se afasta de Cristo, mostra que, no fundo de seu coração nada mudou, exceto, no início, as aparencias e a sua conduta. É preciso duvidar se ele realmente tinha a vida de Deus. Aqueles que resistem firmemente na sua fé nas provações da vida mostram que são verdadeiramente filhos de Deus. Agora, Deus não precisa de tais provas, Ele conhece seus corações. Mas para outras pessoas, esta estabilidade é um poderoso testemunho (veja Filipenses 1:28).
Os “SEs” nestes versículos não são uma condição para alcançar a salvação eterna. O cumprimento dessa condição, no entanto, é a prova de que alguém é realmente salvo.