A INCREDULIDADE DO CAPITÃO DE JORÃO

Porém um capitão, em cuja mão o rei se encostava, respondeu ao homem de Deus e disse: Eis que, ainda que o SENHOR fizesse janelas no céu, poder-se-ia fazer isso? E ele disse: Eis que o verás com os teus olhos, porém daí não comerás (2 Reis 7:2).

Um poderoso exército sírio sitiou Samaria, a capital do reino do norte de Israel. Foi durante o reinado de Jorão, menos de um século após a divisão do reino.

A fome atingiu dimensões incalculáveis. Então, de repente, Deus enviou uma mensagem através do profeta Eliseu: dentro de 24 horas o problema estaria resolvido. Alimento, para o qual dinheiro não era necessário, voltaria a estar disponível para todos. E, de fato, a Sua palavra provou ser verdadeira.

No entanto, havia uma pessoa que não obteve benefício dela. Ele ouviu a palavra e experimentou tudo de primeira mão, mas para ele era inútil; isso provou ser o seu fim. Ele era o capitão do exército do reino de Israel que se julgava muito inteligente para acreditar na palavra de Deus. Se ele pronunciou o Nome do Senhor, foi apenas para expressar seu ceticismo zombeteiro. Deus podia fazer “janelas no céu”, mas, mesmo assim, ele considerou o milagre impossível.

Mas Deus tinha um modo muito mais fácil: surpreendentemente, Ele colocou os sírios em fuga. Quando o povo saqueou o acampamento dos sírios no dia seguinte, o escarnecedor foi pisoteado até a morte pela multidão na porta da cidade.

Quando Deus tem a salvação pela fé em Jesus Cristo pregada para a humanidade de hoje em dia, estamos preparados para arriscar ser uma testemunha da salvação de outros, e nós mesmos nos perdermos para sempre?