O DIABO EXISTE?

Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! (Isaías 14:12).

A pessoa com quem eu estava falando sabia mais sobre o cristianismo do que eu imaginava. Mas ela parecia ter descartado a Bíblia. Seu julgamento era conclusivo acerca dela: um livro falível e duvidoso, escrito por homens, e que não valia a pena se ocupar com ele. À medida que conversávamos, o gelo era quebrado e ele fazia uma pergunta atrás da outra. Uma delas foi: existe realmente o diabo, e o que ele pode fazer? A questão não podia simplesmente ser ignorada.

A Bíblia não deixa a menor dúvida sobre a existência de Satanás. Ela o menciona nas primeiras páginas. Você com certeza já ouviu ou leu da serpente no jardim do Éden. Não era um mero animal, mas o representante de um ser poderoso, cuja máscara é arrancada no último livro da Bíblia: “O dragão, a antiga serpente, que é o diabo e Satanás” (Apocalipse 20:2).

Meu inquiridor queria saber mais. Assim, lemos as profecias de Isaías. De maneira nenhuma cada pergunta é respondida ali, mas o texto lança luz sobre esta figura misteriosa.

Lúcifer é mencionado ali como uma estrela caída, um ser criado que se rebelou contra Deus e foi então lançado fora. Deus permite a esse outrora príncipe entre os anjos exercer uma influência sobre a humanidade, mas Ele também teve o cuidado de que possamos ser libertados do imenso e sinistro poder de Satanás. Jesus Cristo venceu o diabo. Quem se voltar para Jesus pela fé hoje será livre.