“Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida” (João 5:24)
“Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal” (2 Coríntios 5:10).
Em Romanos 14:10,12 lemos: “Todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo… De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus”. Essas passagens não tratam de juízo, mas de comparecer para que tudo seja posto em evidência, seja o bem ou o mal. Podemos pensar que as falhas da vida de um cristão voltarão a passar diante de seus olhos, à plena luz da presença de Deus, para ser condenado, mas é para que se torne consciente, além da compreensão possível na terra, do valor do sangue de Cristo que pela graça de Deus expiou todos os seus pecados. E se algo “bom” é exposto à luz, como recompensa receberemos uma coroa. Essa luz divina mostrará que todo o bem produzido foi pela ação do Espírito Santo nele.
Quanto ao serviço, “a obra de cada um se manifestará; na verdade, o Dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo” (1 Coríntios 3:13-15).