Durante mais de 20 anos, a igreja evangélica no Brasil aumentou significativamente. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em
Segundo levantamento da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), também do IBGE, os evangélicos passaram de 18%, em 2003, para 20,2% em 2009.
Mas este resultado deu espaço a uma nova categoria religiosa presente no Brasil, a dos evangélicos não-praticantes, pessoas que professam a fé mas que não pertencem a nenhuma denominação. Resultados advindos da Pesquisa de Orçamento Familiar do IBGE de 2010 revelam que a porcentagem dos evangélicos que não possuem vínculos com a crença saltou de 0,7% para cerca de 3%.
Esse panorama da realidade brasileira mostra que as pessoas estão seguindo alguma religião sem frequentar uma determinada igreja, baseando a fé em preceitos próprios, sem embasamento em tradições, vínculos e princípios em comuns. Por consequência, muitas igrejas têm sido instituídas, além de estar se tornando comum a migração da fé, dando origem a era da mobilidade religiosa.
Tendo como base esse novo retrato da igreja evangélica no Brasil, a Sepal (Servindo aos Pastores e Líderes), estabelecida no Brasil desde 1993, que tem como um de seus objetivos zelar por uma igreja saudável, que leve o evangelho de Jesus Cristo ao mundo, realizará entre os dias
O evento é voltado para pastores e líderes de várias denominações que, juntamente com os oradores de palestras e seminários, irão discutir a respeito deste novo cenário brasileiro, promovendo uma reflexão um pouco mais profunda do que viria a ser uma Igreja Irresistível, em que as pessoas desejem realmente permanecer. .
Entre os palestrantes convidados estão o pastor Bill Hybels, da megaigreja Willow Creek, no Estado de Illinois, nos Estados Unidos; Luiz Sayão, professor da área bíblica e de hebraico do Seminário Servo de Cristo e da Faculdade Teológica Batista de São Paulo; Paulo Mazoni, pastor da Igreja Batista Central de Belo Horizonte desde 1988; Marcos Amado, pastor de missões da Igreja Batista do Morumbi e missionário da Sepal; Nancy Beach, vice-presidente-executiva de artes da Willow Creek Association, entre outros.
Para o louvor, os presentes contarão com a presença de Adhemar de Campos.
39º Encontro Sepal
Hotel Monte Real/Águas de Lindóia
Para mais informações e inscrições acesse o site http://www.sepaleventos.org.br