(1 Sm 7:1-17)
Vinte anos se passaram, vinte cansativos e tristes anos. Foram anos de humilhação, anos de opressão, anos de lamentação e tristeza – Israel estava nas mãos dos filisteus, e o povo só chorava e lamentava. Samuel, então, faz um desafio – Se é de todo o vosso coração que voltais ao Senhor, tirai dentre vós os deuses estranhos e os Astarotes, e preparai o vosso coração ao Senhor, e servi a Ele só, e Ele vos livrará das mãos dos filisteus. – e a resposta veio – Então os filhos de Israel tiraram dentre si os baalins e os astarotes, e serviram só ao Senhor. Foram precisos vinte anos para cair a ficha, foram precisos vinte anos para voltarem ao Senhor, foram precisos vinte anos para experimentarem a vitória, para verem a poderosa mão do Senhor esmagando seus inimigos, e para poderem dizer – Ebenézer… até aqui nos ajudou o Senhor – mas não se esqueçam, eles levaram vinte anos para por a casa em ordem.
Vou direto ao assunto, meu amigo – quanto tempo será preciso para você por sua vida em ordem? Quanto tempo será preciso para você entender que não pode haver nada entre você e o seu Deus?
Tem muito crente lamentando, reclamando, murmurando, desanimado, frustrado e decepcionado, tem muito crente oprimido e debilitado, mas que não abre mão de seus baalins e astarotes. Será que você vai esperar vinte ou mais anos para tomar uma atitude digna de um verdadeiro vencedor?
Israel precisou tirar dentre eles os deuses estranhos e todo pacote de pecados gravíssimos que os acompanhavam. A idolatria não era somente cultuar a esses deuses, mas era, também, praticar uma série de abominações.
E quanto a você, o que precisa tirar de sua vida? Quais são os baalins e astarotes que lhe impedem de servir ao Senhor com alegria, e de experimentar as vitórias que só o Senhor pode lhe dar?
O desafio de Samuel foi claro:
– tirar o pecado – era preciso se livrar da idolatria e da prática pecaminosa.
– preparar o coração – tudo começa no coração – o ser vem antes do fazer.
– servir ao Senhor com exclusividade – Deus não quer ser mais um.
– o livramento do Senhor viria – Deus age em favor de Seus servos fiéis.
Todo crente gosta de dizer – Ebenézer – mas nem todo gosta de lançar fora os seus baalins e os seus pecados, consagrar seu coração e servir somente ao Senhor.
Pense:
De quanto tempo eu preciso para me voltar totalmente ao Senhor? De quanto tempo eu preciso para poder dizer com a boca cheia “EBENÉZER”?