Sansão honra a Deus

(Juízes 16:21-31)

Não poderíamos deixar de mencionar que Sansão honrou a Deus em seus últimos dias na face da terra. Não poderíamos deixar de dizer que no momento mais difícil de sua vida, ele teve a maior de todas as suas experiências na presença do Senhor. Vejamos o processo de amadurecimento final de Sansão:

Sua cegueira deu lugar a uma nova visão (v. 21) – Os olhos de Sansão foram feridos e ele já não podia mais ver. E onde está a bênção em ficar cego? Não sabemos quanto tempo ele ficou naquela cadeia, mas podemos saber de uma coisa – pelo fato de estar cego, ele pôde voltar a ver com os seus olhos espirituais. Ele permitiu que o Senhor corrigisse o foco de sua visão tão deturpada. Ele se concentrou em Deus e em Sua vontade. A visão do mundo e das vantagens que ele oferece têm sido um dos maiores motivos de crentes fracassarem em sua jornada na terra. Quantos têm olhado para o mundo e deixado de cumprir o propósito estabelecido por Deus para suas vidas! Que sirva de alerta para todos nós, porque a concupiscência dos olhos nos atrai para o mundo, e nos afasta do Pai. Por isso, no caso de Sansão, podemos afirmar que sua cegueira foi uma bênção.

Raparam seu cabelo que logo voltou a crescer (v. 22) – Será que essa frase foi mencionada por um mero acaso, ou porque tinha uma lição preciosa para todos nós? Além de vazar os olhos de Sansão, raparam sua cabeleira. Ele ficou careca, sem as tranças, e sem a força. Muito embora saibamos que sua força não estava no cabelo, sabemos que a cabeleira era um sinal de sua consagração ao Senhor. E aí vejo um sujeito careca, cego, fraco, humilhado, envergonhado e derrotado. Porém, isso foi necessário para que ele recuperasse sua força e sua dignidade. Aqueles momentos de angústia e dor foram momentos em que ele se reencontrou com o seu Salvador, com o seu Senhor. Isso nos ensina que, por pior que tenha sido a nossa queda, por mais dolorosa que tenha sido a nossa perda, existe uma bênção por trás disso – a bênção de perceber o quanto somos fracos e frágeis e o quanto precisamos nos jogar nos braços fortes do Pai. O quanto somos pecadores e precisamos nos arrepender e voltar para Deus. Creio que por isso foi mencionado que seu cabelo voltou a crescer. O autor de Hebreus escreveu que “de sua fraqueza, ele tirou força”.

Morreu como um herói e honrou ao seu Deus – Hoje, pela manhã, estive num velório e fui incumbido de levar uma mensagem de conforto aos familiares, amigos e irmãos em Cristo ali presentes. Mirei meus pensamentos na esperança que temos em Cristo, por causa de Sua morte e de Sua ressurreição, pois, apesar da morte física nos levar a pensar na derrota dos filhos de Adão, nossa esperança está firmada NAQUELE que venceu a morte. Como diz o poeta – Ele morreu nossa morte, para vivermos Sua vida – Quer dizer, então, que Sua morte foi uma grande bênção para nós que NELE cremos. E ao olharmos para Sansão vemos claramente a bênção de sua morte para o povo de Israel, pois, naquele momento, mais importante do que sua vingança pessoal, foi o fato de que o Senhor foi honrado. Sansão cumpriu na morte, o propósito que Deus tinha para ele em sua vida.

Pense:

Será que vale a pena desperdiçar os dons e os talentos que o Senhor nos tem dado para servir a nós mesmos e ao mundo, ou deveríamos buscar a Sua visão, a Sua força, e honrá-Lo enquanto estamos bem vivos?