O Grammy Latino tem uma categoria específica para premiar músicos brasileiros, mas além dela, vários nomes aparecem nas categorias gerais. A cantora brasileira Soraya Moraes foi indicada em três categorias: “Melhor Álbum de Música Cristã em Português”, “Melhor Álbum de Musica Cristã em Espanhol” e “Melhor Canção Brasileira”. Conhecida no mundo da música cristã, ela ganhou em 2005 o Grammy Latino na categoria de Música Cristã em Português.
Neste ano, na categoria “Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa”, foram indicados os álbuns:
– Aline Barros & Cia 2 (Aline Barros)
– Cura-Me (Fernanda Brum)
– Som Da Chuva (Soraya Moraes)
– É Impossível Mas Deus Pode (Toque No Altar)
– Sobrenatural (André Valadão)
– Deus Sonha Com Você (Italo Villar)
Assim como Soraya Moraes, Aline Barros também concorre na categoria “Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Espanhola”, com os álbuns “¡Refréscate!” e “Tengo Sed De Ti”, respectivamente. Nesta categoria, elas concorrem com Marcos Witt e seu trabalho “Sinfonía Del Alma”.
Na categoria “Melhor Canção Brasileira em Língua Portuguesa”, com a faixa-título do CD, Som Da Chuva, Soraya Moraes concorre com cantores como Djavan, Vanessa Da Mata e Jorge Vercillo.
No Grammy Latino 2006 a cantora Aline Barros ganhou na categoria “Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa” com o álbum “Aline Barros & Cia”, e repetiu o fato no ano de 2007 com o CD “Caminho De Milagres”.
A cerimônia de premiação do Grammy Latino 2008 será realizada no dia 13 de novembro, em Houston (EUA). A academia foi criada em 1997, mas apenas em 2000 promoveu o primeiro prêmio das melhores produções fonográficas da América Latina. Devido ao grande crescimento da música gospel no Brasil, em 2004 foi criada a categoria de Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa, já que em 2002 e 2003 o prêmio era entregue ao Melhor Álbum Cristão, concorrendo CDs em português e em espanhol.