Olá pessoal! Espero que estejam gostando das dicas sobre softwares que estamos dando aqui na coluna de tecnologia. Dessa vez vamos falar sobre um software que é Open Source, ou seja, além de usá-lo sem pagar e sem infringir a lei, podemos ter acesso ao código fonte para que, se tivermos conhecimento de programação, alterá-lo da forma que acharmos melhor.
Se você tem a necessidade de gravar um áudio, seja ele do professor, de uma pregação, ar livre, louvor, um podcast (fala aí, Paul! rsrs) ou de qualquer outra procedência, eu vos apresento o AUDACITY, um software bem pequeno e com vários recursos interessantes e super-fáceis de aplicar como, por exemplo, fazer com que o som diminua gradualmente até parar (fade out) ou ao contrário (fade in), equalizador, redutor de ruídos, gravação em multi-canais, efeitos de guitarra e muito mais.
Tela principal do Audacity:
O Audacity possui ainda a função de exportar como Mp3, mas depende de uma biblioteca (arquivo .dll) que não vem juntamente com o software pois em alguns lugares dos Etados Unidos esse formato de arquivo é proprietário e estaria em conflito com a GPL (General Public License) na qual o Audacity é distribuído. Ainda bem que moramos no Brasil né? 🙂
Mas basta você buscar na internet por libmp3lame.dll, fazer o download, colocar na pasta do Audacity e indicar o caminho dela na primeira vez que exportar como mp3.
O Audacity está disponível para download para as plataformas Windows, Mac e Linux. Por isso não importa qual o sistema operacional você escolheu, não há desculpa para não fazer uma experiência.
Chega de passar sufoco com a falta de recursos do Windows Media Player ou usando softwares piratas, o Audacity é uma excelente ferramenta para áudio em geral. Em todas as versões do software ele não tem mais que 3.5 Mb.
Site do desenvolvedor:
http://audacity.sourceforge.net/
Qualquer dúvida, entrem em contato comigo pelo email ou pelo meu perfil aqui em irmaos.com.
Grande abraço a todos e até a próxima!
Léo Gerheim
“Seja livre, tenha Jesus no coração e Linux no PC.”