Leia notícias recentes de Walter Gonçalves e seu trabalho na Bósnia

“Lembra-te do que te fez Amaleque no caminho, qunado saias do Egito;como ele te veio ao encontro no caminho, e te atacou na retarguarda todos os desfalecido que iam apos ti, quando estavas abatido e afatigado e não temeu a Deus.” Det. 25.17,18.

Queridos amigos e irmãos!

Este texto tem sido para nós uma realidade nestes últimos três meses aqui na Bósnia. Igrejas sem muito crescimento, missionários voltando para suas igrejas, cansados, frustrados, atacados na retarguarda; ataques através de revistas islâmicas, problemas no lar e assim por diante. Chegou um momento em que parecia não haver mais razões de lutar e deixar o barco afundar, mas graças a Deus que Jesus estava no barco e continua no controle mesmo que as tempestades parecem que vão nos fazer sucumbir. E o inimigo nestes tempos de aflição ataca, aproveitando o cansaço da batalha; e assim vários, nestes últimos meses têm abandonado a fé, outros estão fracos e desfalecidos precisando de orações e restaurações.

Tirei dois dias de retiro pessoal nas montanhas aqui da Bósnia para buscar a Deus, descansar e colocar um pouco das minhas correspondências em ordem. Trouxe meus livros, bíblias, Cds e cassetes com mensagens bíblicas para alimentar minha alma.

O ano de 2007 começou com acusações contra nós e nossa organização numa das revistas islãmicas que circula em todo país mas principalmente nas mesquitas . E com isto, tivemos que novamente diminuir nossa presnca nos vilarejos onde há anos temos testemunhado do evangelho e hoje agradecemos ao Senhor pelas reportagens da revista porque eles claramente expuseram nosso trabalho e razões pela qual estamos na Bosnia. Alguns amigos nossos tem dito que nunca falaram tanto de Jesus nos vilarejos como nestes últimos meses depois da reportagem. Na final da semana passada fui com outro missionário fazer uma visita a uma família musulmana que tem um filho com um tipo raro de câncer e que tinha vindo frequentemente pedir ajuda em nosso centro para cobrir as despesas médicas do menino que são altíssimas. Nós fomos lá para pedir se poderiamos orar pelo filho dele no nome de Jesus pois ele é poderoso para curá-lo . Depois de uma boa discussão, o pai do menimo recusou que orassemos pelo menino mesmo que a mãe dele estava de acordo conosco. Nós pudemos ver o medo no rosto daquele homen em não querer que falassemos em nome de Jesus ali. Saímos dali e dias depois ele veio no nosso centro buscar os papéis que ele nos tinha dado para procurar ajuda financeira para o menino. Ele estava abatido e com tremendas dores nas costas e mostrou que não queria nada mais conosco.

Semir, nosso protético que havia sido formado no Brasil, deixou a Bósnia com esposa e dois filhos pequenos em busca de asilo na Europa. A esposa esta grávida e provavelmente o bebe vai nascer nestes próximos dias. Eles estavam sendo pressionados e ameaçados no vilarejo aonde moravam e ele achou que seria mais seguro sair do país.

Desde o início de dezembro que nós temos tido equipes e famílias vindo nos ajudar e cooperar no trabalho local.

Como é do conhecimento de muitos, Fernando Reynoso e Christiane com os filhos Gabriel e Nathalia estiveram conosco para auxiliar no projeto da clínica dentária e no ministério local. A igreja foi muito beneficiada com os estudos que o Fernando deu e deixou bons ensinos e maneiras de comunicar a palavra de Deus. Infelizmente a Christiane não pode trabalhar num periodo pleno por causa da não aprovação do projeto dentário para o ano de 2007; mas mesmo assim ela continuou a fazer alguns trabalhos dentários. Foi uma experiência difícil uma vez que tivemos que compartilhar o nosso apartamento com eles e com os nossos jovens que não são nada facíl. Pois não conseguimos achar em tempo um outro apartamento ou casa que fosse adequado para eles. Louvamos ao Senhor pela ousadia e coragem deles de virem na Bosnia no período de inverno e com duas crianças sendo uma delas autista. Agradecemos também a igreja de Taguatinga que providenciou a maior parte dos recursos para eles virem aqui e também pelos meus amigos que colaboraram para que pudessemos cobrir as despesas deles aqui.

Em meados de fevereiro chegou a familia de Josué Viana procedentes do Espírito Santo para trabalhar no projeto dentário e implantações de igrejas na região. Eles vieram aqui por um ano, mas com propósito de ficar mais tempo se Deus assim confirmar em seus corações e abrir as portas.

No mesmo dia em que a família deixou o Brail com rumo á Bósnia, o governo Bósnio enviou a aprovação do projeto dentário para o ano de 2007. Ficando provado que Deus estava no controle de tudo.
Minha Irmã Penha havia retornado para a Bosnia no início de janeiro para nos ajudar nos diferentes projetos mas também para auxiliar a família de Fernando e Christiane com as crianças. Ela já retornou para o Brasil e pretende, se Deus assim o confirmar, voltar para a Bósnia em julho com missionária enviada pela sua igreja.

Jesse Nelson Lipsi esteve mais uma vez aqui conosco por um mês para nos ajudar nas redações dos diferentes projetos que temos aqui na região uma vez que ele havia terminado a faculdade em Business no EUA no ano passado. Logo no início da sua chegada aqui ele recebeu a noticia de que seu tio Timão e esposa haviam falecido num acidente de ônibus no Brasil. Foi um choque não só para ele mas como para toda a família Lipsi pois o Timão estava cada vez mais envolvido no ministério da palavra e estudos. O Jesse foi de uma grande benção não só nas redações dos projetos mas como amigo e auxílio em tempos de tempestades em que tinhamos enfrentado por aqui.

Há cerca de dez dias chegou a família de Jason e Paula com seus três filhos pequenos para se juntar a nossa nova equipe de ministério. Eles vêm dos EUA para trabalhar no projeto da fazenda e também ajudar no trabalho de implantações de igrejas.

A família de Jury Siny da Ucrânia estará de mudancas para zenica em maio, mas a cada 15 dias ele vem com a família passar um final de semana aqui conosco. Ele vai estar trabalhando no projeto do acampamento conosco mas também no trabalho de implantação de igrejas. Ele é casado e tem quatro filhos sendo que o filho mais velho Igor (19 anos) já esta trabalhando comigo.

Pedidos de oração e intercessão:

  • Continuem a orar pelo Adis que esteve quase dois meses na prisão, ele saiu mudado e dizendo que Jesus havia transformado a vida dele, mas nestas últimas semanas ele tem voltado a fazer coisas erradas. Ele foi julgado e condenado a quaze tres anos de prisão e esta esperando vaga para ir preso. Orem pla misericórdia de Deus na vida dele e por sabedoria e firmeza em tratar com ele.
  • Ore pelo Josué e família, ele já fez o pedido para o visto de um ano só que o diploma dele teve que voltar para o Brasil para ser autenticado e ainda não sabemos qual embaixada da Bósnia poderá fazer o reconhecimento. Os proprios Bósnios não sabem o que fazer. Também pelo sustento dele e da familia pois eles vieram pela fé mas confiantes no Senhor .
  • Na próxima semana iremos no advogado para o registro da associação e fazer uma oferta de compra de uma parte das terras para o acampamento e fazenda. O preço que os proprietários querem é cerca de 6 Reais por metro quadrado ,nós queremos oferecer no máximo 3 Reais. Lembrando que não temos nenhum dinheiro para isto, mas cremos que se eles aceitarem, o Senhor nos dará o dinheiro necessário. Lembrando tambem que duas famílias de missionários estão de mudanças para zenica para cooperar nestes projetos, agora só faltam as terras e o dinheiro.
    Obrigado pela vossa paciencia em ler esta carta e também pelas vossas orações e ofertas mesmo quando não temos dado notícias. Deus os abençoe e fortaleça os vossos corações em amor e humildade.