O professor universitário, Williamsom Shaffer, da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, recomenda o uso de jogos eletrônicos nas escolas. O pesquisador é especializado no desenvolvimento de projetos tecnológicos para a educação. Ele afirma que, dependendo do roteiro do jogo, as crianças são incentivadas a pensarem como engenheiros, planejadores urbanos, jornalistas, arquitetos e outros profissionais.
Assim, a equipe de Williamsom Shaffer está desenvolvendo uma série de jogos especialmente com este propósito. As explicações estão no site www.epistemicgames.com. Ele afirma que o objetivo principal é formar profissionais que tenham capacidade de inovar sempre. “Os jovens dos Estados Unidos estão hoje sendo preparados para empregos padronizados em um mundo que, em breve, estará punindo aqueles que não demonstrarem capacidade de inovar”, argumenta.
A lista dos jogos que já estão prontos, inclui: Digital Zoo, que ensina os estudantes a pensarem como engenheiros da biomedicina; Urban Science, que funciona como um laboratório para engenheiros civis; The Pandora Project, que estimula a capacidade executiva para grandes negócios; Journalism.net, que ensina a prática do jornalismo diário; e Escher’s World, que ensina os usuários a se transformarem em grandes desenhistas para projetos gráficos.
Até o momento, nenhum dos jogos está disponível para venda ou distribuição. Eles ainda estão em fase de testes e aprimoramento.