O governo da França decidiu proibir que pessoas fumem em público. A partir de fevereiro de 2007, a nova lei entra em vigor no país. Os fumantes poderão fumar apenas em bares, cafés, restaurantes e discotecas. Mas somente até janeiro de 2008, quando a medida também será adotada nesses locais.
O primeiro-ministro francês, Dominique de Villepin, anunciou o futuro decreto neste domingo, dia 8/10. De acordo com a autoridade, o Estado está preocupado com o alto índice de mortalidade causado pelo vício do cigarro. Villepin disse que o tabaco é responsável por 66 mil mortes por ano no país. Desse número, 5 mil delas são de fumantes passivos. Por isso, a França financiará um terço do custo do tratamento daqueles que decidirem se libertar do vício.
Após janeiro de 2008, os bares, restaurantes, cafés e discotecas deverão instalar locais reservados estritamente para fumantes, nos quais os funcionários não poderão entrar em contato com essas pessoas, nem para servir. Segundo Villepin, os estabelecimentos que desobedecerem a lei terão que pagar uma multa de 75 euros por pessoa e 150 euros por local.
A maior parte da população francesa é a favor do futuro decreto. Entre 70% e 80% dos franceses apoiaram a idéia. Quando a lei entrar em vigor, a França se unirá a outros países como Irlanda, Itália, Suécia, Reino Unido, Espanha, Estados Unidos e algumas regiões do Canadá, que também adotaram a medida.