Bono lança campanha contra a Aids em Davos

O vocalista evangélico da banda U2, Bono Vox, ultimamente reconhecido por seus projetos sociais, lançou, nesta quinta-feira, em Davos (Suiça), uma iniciativa econômica que visa lutar contra a Aids na África. O projeto “Red” conta com a ajuda de marcas como Converse (Nike), Gap, Armani e American Express.

“É a primeira vez que grandes companhias do mundo se comprometem a financiar um fundo de luta contra a Aids, a tuberculose e a malária com parte de seus rendimentos obtidos pela comercialização de produtos especialmente elaborados”, segundo um comunicado.

“O dinheiro será destinado à luta contra a Aids na África e especialmente em favor das mulheres e crianças”, acrescenta o texto. Segundo os promotores da iniciativa, o projeto não tem tom filantrópico, sendo assim, as atividades geram rendas para as sociedades. Bono e Bobby Shiver, presidente da Produits Red (grupo que realiza as operações), afirmam que é a única maneira de garantir a longevidade da atividade.

Seguindo este estratégia, a Nike pretende comercializar tênis especialmente desenhados por artistas de Máli, a Gap lançará camisetas fabricadas em Lesoto, a Armani comercializará óculos e American Express lançará um novo cartão de crédito na cor vermelha.

Pelos menos 1% dos gastos dos consumidores pelo cartão de crédito será entregue ao fundo, explicou à imprensa John Hayes, diretor de marketing da American Express.