Há quatro anos organizando a Expo Cristã em São Paulo, a EBF Produções anunciou, no último dia 8, que organizará a 1ª feira de produtos evangélicos do Rio de Janeiro. A Rio Cristã acontecerá entre os dias 12 e 16 de abril de 2006, nos pavilhões 4 e 5 do Riocentro, no bairro de Jacarepaguá.
De acordo com Eduardo Berzin Filho, presidente da EBF, as duas feiras seguirão os mesmos padrões, mas não serão concorrentes. Enquanto a paulistana é voltada para o varejo, a carioca visa o atacado e o mercado local.
“Nosso foco principal é o mercado do Estado do Rio de Janeiro, mas devemos atrair investidores brasileiros e estrangeiros, pelo caráter internacional da cidade”, diz Eduardo, que vem ensaiando a realização da feira no Rio desde a primeira edição em São Paulo. “No Rio de Janeiro acontece o maior crescimento de evangélicos no Brasil. A cidade é sede de algumas das principais gravadoras e denominações do país”.
A composição das duas feiras também é parecida. Estarão presentes editoras, gravadoras, livrarias, lojas de instrumentos musicais, artigos cristãos, entre outros. Os espaços serão divididos por temas, incluindo uma grande praça de alimentação, onde acontecerão seminários, cultos e pocket shows com artistas da música gospel. A música deve continuar sendo o centro das atenções, respondendo por cerca de 40% dos eventos, como acontece em São Paulo.
Uma novidade da Rio Cristã é que ela deve atrair outros acontecimentos do mundo cristão para o Estado. A organização da feira estuda junto a igrejas e gravadoras a realização de grandes eventos paralelos à feira na Cidade do Rock – onde aconteceram as edições 1 e 3 do Rock in Rio – que fica próxima ao Riocentro.
“A Cidade do Rock vai virar a Cidade do Gospel”, diverte-se Eduardo, que garante a continuação da Rio Cristã nos próximos anos.