A Universidade de Glamorgan, no País de Gales, anunciou nesta quarta-feira a criação de um diploma de estudo de vida extraterrestre, formação que a instituição apresenta como pioneira no Reino Unido.
Os alunos já estão inscritos, nesta semana, para o curso do primeiro ciclo de astrobiologia, com três anos de duração, oferecido pelo Centro de Astronomia e de Educação Científica.
Segundo o professor Mark Brake, diretor do curso, existe um grande interesse no tema, como prova o recente entusiasmo gerado pela descoberta provável de vida em Titã, lua de Saturno.
O novo curso compreenderá, principalmente, os módulos de exploração do céu e a zoologia dos vertebrados, bem como pesquisas em laboratório e astronomia. A cultura popular será também outro dos temas dados.
“O interesse das pessoas pelos temas científicos sérios é freqüentemente despertado pela cultura popular”, explicou o professor Brake.
“Filmes como “E.T. – O Extraterrestre” e “Contatos Imediatos do Terceiro Grau` (de Steven Spielberg) terão espaço no curso, pois influenciaram os cientistas encarregados de pesquisas”, acrescentou.