Congregações evangélicas de Bogotá na Colômbia desenvolveram uma jornada no fim de semana passado para elaborar estratégias e medidas de segurança nas igrejas cristãs, com o objetivo amenizar a violência no país. Mais de 25 delegados da Comissão de Restauração Vida e Paz (CVP) e do Conselho Evangélico da Colômbia (Cedecol) participaram do evento. Também estavam presentes o Centro Cristão para a Justiça, Paz e Ação (Justapaz), a Igreja Menonita da Colômbia e a organização humanitária Visão Mundial.
Na jornada foi enfatizado que as pessoas devem se comunicar e construir uma relação com a igreja irmã, e se essa requerer ajuda, estabelecer alertas rápidos. Além disso, foram abordados os principias fatores de uma política de segurança, como compromisso, responsabilidade, transversalidade, comunicação permanente das estratégias de segurança, formação e treinamento de pessoas da equipe. “Prudência, como norma mínima de conduta, acerca do que se diz, como se diz, a quem, como e de onde se diz”, a recomendação foi dirigida principalmente aos líderes evangélicos.
Justapaz desenvolve o programa ‘Igrejas Santuários de Paz’ (com o apoio do Cedecol e da Visão Mundial), visando o fortalecimento da capacidade de organização da igreja local, para que, através da sua mensagem e exemplo, contribua à paz e ao bem-estar da Colômbia. A instituição foi fundada em 1990 e tem um compromisso histórico com a não-violência, a transformação positiva de conflitos e a construção de paz.
Fonte: Elnet