A Sociedade Bíblica do Brasil – SBB lançou campanha nacional com o objetivo de estimular as atividades em torno do Dia da Bíblia, a ser comemorado este ano em 12 de dezembro. O tema para 2004 é Bíblia Sagrada: Fonte de Esperança, sendo escolhido o versículo “A minha esperança está na tua Palavra”, do Salmo 119.74, como o lema da campanha. “Este texto foi selecionado porque destaca a mensagem bíblica como um verdadeiro manancial de força, amor e luz, que traz palavras de orientação e conforto para todos os momentos da vida”, explica o secretário de Comunicação Social da SBB e coordenador da campanha, Erní Seibert.
A SBB distribuiu 50 mil exemplares de um kit composto por carta, cartaz e folheto, com o objetivo de estimular a comemoração do Dia da Bíblia e a leitura da Bíblia, além de, sensibilizar igrejas e cristãos a contribuírem para a Causa da Bíblia. “A SBB desenvolve programas que promovem a distribuição de literatura bíblica entre a população carente, incentivam a leitura da Bíblia e buscam oferecer mais qualidade de vida aos brasileiros. Para que nosso alcance seja cada vez maior, necessitamos do apoio de todos os cristãos”, revela Seibert.
Como ocorre todos os anos, os diretórios regionais da SBB prepararam programações especiais. Entre os destaques está o”Louvor a Deus pela Palavra”. Coordenado pela SBB, o evento que acontece, no dia 11, em Brasília, na Igreja Batista Central, contará com a participação de igrejas de diversas denominações. Na ocasião, haverá o lançamento do segundo volume do CD Hinos Inspirados na Bíblia, com apresentação do cantor Emmanuel, além de apresentações de bandas locais.
Em Vila Velha (ES), a celebração acontecerá em uma praça central da cidade, com shows, cultos e exposição de obras bíblicas. Em São Luiz, no Maranhão, está programado um evento único no sábado, 11 de dezembro, com a participação de mais de cem igrejas.
Tradição histórica é lei – Desde o dia 19 de dezembro de 2001, o Dia da Bíblia é uma celebração oficial brasileira. Nesta data, o então presidente Fernando Henrique Cardoso sancionou a Lei nº 10.335, instituindo a comemoração em todo o território nacional. A data foi criada em 1549, na Grã-Bretanha, pelo Bispo Cranmer, que incluiu no livro de orações do Rei Eduardo VI um dia especial para que a população intercedesse em favor da leitura da Bíblia.
No Brasil a celebração acontece desde 1850, quando chegaram, da Europa e Estados Unidos, os primeiros missionários evangélicos para semear a Palavra. No ano da criação da SBB, em 1948, aconteceu a primeira manifestação pública do Dia da Bíblia, junto ao Monumento do Ipiranga, na capital paulista. A partir de então, as mobilizações têm sido cada vez maiores.
A SBB – A Sociedade Bíblica do Brasil foi fundada em 1948, no Rio de Janeiro, com a missão de “difundir a Bíblia e a sua mensagem a todas as pessoas e a todos os grupos sociais, como instrumento de transformação espiritual e social, de fortalecimento de valores éticos e de desenvolvimento cultural”. É uma entidade sem fins lucrativos, de natureza religiosa, social e cultural. Sua finalidade é traduzir, produzir e distribuir a Bíblia, um bem de valor inestimável, que deve ser disponibilizado a todas as pessoas. Ao longo de seus 56 anos de existência, tornou-se a maior publicadora de Bíblias do Brasil, servindo a todas as Igrejas Cristãs neste trabalho.
Integrante das Sociedades Bíblicas Unidas (SBU), uma fraternidade mundial criada em 1942, na Inglaterra, com o objetivo de facilitar o processo de tradução, produção e distribuição das Escrituras Sagradas, por meio de estratégias de cooperação mútua, a SBB mantém, desde 1995, uma gráfica em Tamboré, Barueri (SP), com 6 mil m2 de área construída e equipamentos de última geração. É o maior parque gráfico destinado à impressão e encadernação das Escrituras Sagradas da América Latina, com capacidade para produzir 900 mil exemplares/mês.
A SBB destaca-se também por seu trabalho na área social, iniciado em 1962, quando implantou o programa Luz na Amazônia, para prestar assistência espiritual e social às populações ribeirinhas. Desenvolve inúmeros programas sociais de abrangências regional e nacional, com foco nos estudantes da rede pública de ensino, presidiários e enfermos. Por meio do programa Inclusão do Deficiente Visual, a entidade foi pioneira ao lançar, em 2002, a primeira Bíblia completa em braile na língua portuguesa.
Fonte: SBB