“Israel pecou, e violaram a minha aliança… Dispõe-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Há cousas condenadas no vosso meio, ó Israel: aos vossos inimigos não podereis resistir enquanto não eliminardes do vosso meio as cousas condenadas”
Josué 7:11a,13.
Assim não dá, Acã. Foi muito mau o que você fez! Por causa do seu pecado, o exército de Israel foi humilhado e massacrado pelos homens de Ai. Você pecou contra o SENHOR, e isso trouxe conseqüências desastrosas na guerra, e para as famílias dos que morreram. Era uma guerra fácil, nem precisava de muita gente, mas veja só no que deu.
A história de Acã é uma dessas histórias que a gente nem gosta muito de falar, pois ela nos leva a tremer diante da realidade que – quando um do povo peca contra Deus e esconde o seu pecado, todo povo sofre as conseqüências.
Assim não dá! Foi o que aconteceu com Israel, e é o que acontece com a Igreja!
O SENHOR está sempre disposto a abençoar, a sustentar, a proteger o Seu povo, no entanto, o pecado bem escondido dos homens, não pode ser escondido de Deus, e o resultado é que a bênção não vem – Assim não dá pra abençoar- diz o SENHOR.
Gostando ou não da história, precisamos aprender de uma vez por todas com ela, pois o SENHOR é misericordioso e compassivo, está nos ensinando como proceder diante dEle, mas se nos recusarmos a aprender a lição, sofreremos as conseqüências, e inocentes sofrerão juntos.
Deus ordenou que o povo fosse santificado, para que pudesse conhecer a vitória novamente, e, da mesma forma, o SENHOR nos ordena que, hoje mesmo, confessemos e abandonemos de uma vez por todas o nosso pecado, para que nossa vida volte a prosperar, e, também, nossa família e igreja sejam abençoadas.
Certa vez, um agricultor mandou seu filho plantar umas sementes de milho em um determinado lugar, mas seu filho, como queria brincar com os amigos, jogou as sementes num buraco de terra e, para que ninguém visse, jogou terra por cima. Alguns dias depois, ele se lembrou do que tinha feito, e foi até o buraco e viu que folhas estavam aparecendo. Ele as cortou, mas depois de alguns dias, novas folhas nasceram, só que dessa vez, teve que dar explicações.
E ele aprendeu que, assim como as sementes de milho não podiam ser escondidas na terra, os nossos pecados também não podem – é preciso confessar e abandonar o pecado, só assim é possível descansar no perdão de Deus.