“Nossa senhora!!!”

“Disse Josué ao povo: Santificai-vos, porque amanhã o SENHOR fará maravilhas no meio de vós… Disse mais Josué: Nisto conhecereis que o Deus vivo está no meio de vós” Josué 3:5,10.

“Nossa senhora!!!” Vai dizer que você nunca disse isso, quando viu ou ouviu algo que lhe surpreendeu? Essas palavras estão na boca de todos os brasileiros, inclusive na de alguns crentes mais desligados. Essas palavras tornaram-se numa expressão de surpresa, admiração, ou susto com algum acontecimento no dia a dia dos filhos de Adão aqui do Brasil.

Isso porque, para muitos, a “nossa senhora” é sinônimo de bênção, paz, santidade, prosperidade, milagre, etc e tal. Inventaram até um dia pra ela, quando seus milhares de fiéis lotam as paróquias, para adorá-la, e fazerem suas promessas. Vejam só como são as coisas, Deus dá a graça, e a santa preferida deles leva a fama – diante disso, sou obrigado a dizer – “Nossa senhora!!!”

No entanto, as cenas de devoção, de respeito, de fé e de adoração a essa “santa”, podem, muito bem, servir de exemplo para nós, adoradores do Deus verdadeiro – o Autor e consumador de nossa fé. Pois nem sempre somos assim tão devotos como deveríamos ser.

Lendo as palavras de Josué ao povo de Israel, ouvi Deus me falando claramente, que a devoção fervorosa do crente está intimamente ligada a uma vida incrível na presença dEle, quer dizer, se Ele não está realmente presente e ativo na minha vida, fazendo coisas lindas, maravilhosas e poderosas, minha devoção cai ao nível da mediocridade – “Nossa senhora!!!”

Digo isso a mim mesmo – não é à toa que vivemos desanimados, frustrados, e decepcionados – Deus está no nosso meio? Sim, está! Mas temos nos apropriado diariamente dessa verdade? Não, não temos! E aí é que está o problema – deixamos de conviver de fato com o nosso Deus que é Maravilhoso, e assim, não somos participantes das grandes obras que Ele tem realizado ao nosso redor, e, por isso, nosso relacionamento com Ele vai ficando somente no campo da formalidade, do tradicionalismo, um relacionamento com pouca intimidade, quase sem nenhuma devoção.

Mas para mudarmos essa situação, precisamos ouvir as palavras de Josué – antes de dizer que o Senhor estaria fazendo maravilhas no meio deles (lembrem-se que Josué falou essas coisas antes da travessia do Rio Jordão), mostrou-lhes como isso seria possível: “Disse Josué ao povo: Santificai-vos…” Aí está a condição!!!

É preciso tirar a roupa suja para pôr a limpa, é preciso se esvaziar de si mesmo para se encher do Espírito de Deus, é preciso separar-se do que é mal para consagrar-se ao Deus de todo o bem. E assim, “o Senhor fará maravilhas no meio de nós”. Isso muda tudo, ou seja, consagramo-nos a Deus, Ele age poderosamente em nossas vidas, e o nosso relacionamento com Ele fica bonito de se ver.