“Então responderam a Josué, dizendo: Tudo quanto nos ordenaste faremos, e aonde quer que nos enviares iremos” Josué 1:16.
As palavras ditas pelos filhos de Israel a Josué, foram palavras que todo líder gostaria de ouvir, pois expressaram a admiração e o respeito que eles tinham por ele.
Ser líder na obra de Deus, é uma das tarefas mais lindas dadas por Ele aos filhos de Adão, mas trata-se, também, de uma tarefa muito difícil, pois o líder tem que liderar e pastorear pessoas como elas são, ajudando-as a se tornarem aquilo que o Senhor quer que elas sejam. Basta ver o que Moisés sofreu liderando o povo de Israel.
Agora, para poder ser um bom líder e um bom pastor, é preciso saber algo de suma importância, ou seja, é o respeito, a maior conquista de um líder. Sim, porque sem respeito, as pessoas não se submetem de coração à uma liderança, não ouvem os conselhos, e não amam, nem admiram o seu líder, e isso, uma hora acaba mal. Como, então, é possível conquistar o respeito das ovelhas? Pensemos no exemplo de Josué:
- Josué era
- Josué era
- Josué era
- Josué era
- Josué tinha
- Josué ficou
- Josué era
- Josué obedeceu
- Josué tinha
- Josué conhecia
homem de confiança de Moisés, um exemplo de lealdade (Êx.17:9). obediente ao seu líder. Submetia-se de coração (Êx.17:10). o escolhido do Senhor, para substituir a Moisés. Não foi ele que pediu para ser um líder – Deus o escolheu (Êx.17:14, Nm.27:18-20). um homem espiritual – cheio do Espírito – controlado por Deus (Nm.27:18). um coração de servo – para ser líder, precisa ser servo, pois liderar é, antes de tudo, servir – o povo está cansado de líderes que acham que liderar é mandar fazer isso ou aquilo (Êx.24:13). indignado com a incredulidade e com o pecado de Israel (Nm.14:6). um homem de fé (Nm.14:8-9). imediatamente ao Senhor – por mais difícil que pudesse ser, obedeceu sem questionar a vontade do seu Senhor (Js.1:10). capacidade para liderar – estava bem treinado, era organizado, pastoreava o seu rebanho com tremenda sabedoria (Js.1:11). a Palavra de Deus – leis e promessas – não andava pelas emoções, nem por suas próprias idéias, nem conceitos próprios – conhecia e confiava na Palavra de Deus – para ser um pastor é preciso conhecer bem a Palavra e agir de acordo com ela – assim não tem erro (Js.1:13).
Puxa vida, que lista incrível! Não é de se admirar que o povo o respeitasse tanto, e foi assim até a sua morte. Legal ver isso né? Oremos ao Pai, para encontrarmos pastores assim entre nós, que não tenham que exigir submissão, mas que sejam honrados, admirados, e amados, porque um dia conquistaram o respeito de suas ovelhas.
E por falar em respeito, quem sabe se Deus não lhe escolheu para que um dia você seja um líder na Sua obra? Comece desde então, a conquistar o respeito dos filhos e filhas de Adão – siga os exemplos de Josué, filho de Num!