Olhos de víbora

“Aconteceu, depois destas cousas, que a mulher de seu senhor pôs os olhos em José e lhe disse: Deita-te comigo… Então ela o pegou pelas vestes e lhe disse: Deita-te comigo; ele, porém, deixando as vestes nas mãos dela, saiu, fugindo para fora” Gênesis 39:7-12.

Veja só como são as coisas! José era um simples escravo, tratado como escravo, e vivendo como escravo, no entanto, pelo fato de andar sempre com Deus, ganhou destaque entre todos. Ele passou a ser mordomo de Potifar, cuidando de todos os seus negócios. E, além de ser uma pessoa íntegra, capaz e próspera, era também formoso de porte e de aparência. Por isso tudo ele se destacou além da conta e chamou a atenção de todos, e se isso lhe trouxe muitas vantagens em termos profissionais, trouxe também um sério problema: a mulher de seu senhor passou a olhar para ele com outros olhos, olhos de víbora.

Ela passou a assediar José – nos dias de hoje ele poderia até processá-la – e insistentemente tentou seduzi-lo para que ele se tornasse seu amante. E por que José não cedeu? A resposta está nos versos 8 e 9:

  • Consideração, gratidão e respeito por Potifar
  • Fidelidade a Potifar

    Mas o principal era:

  • Temor a Deus: “Cometeria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus?”
  • Coragem para fugir; ficar ali parado seria um grande erro.

    Mas agora pensemos em nós, os “Josés” do século XXI. Como temos nos comportado em nossa escola, faculdade, trabalho e lazer? Certamente, olhos de víbora estão em toda parte tentando nos seduzir. Como temos reagido diante disso?

    O fato é que, quanto mais crescemos em nosso campo profissional, mais e mais ficamos à vista, e quanto mais prosperamos, ficamos, aos olhos das víboras, mais formosos de porte e de aparência. Passamos então a ser alvo de seus olhares malignos.

    Talvez você até diga: “José foi fiel a Deus e acabou se dando mal”. Então Deus diria: “Aparentemente ele se deu mal, mas, no devido tempo, Eu o abençoei e engrandeci o seu nome”. É isso que acontece quando somos fiéis e tementes a Deus!

    Homens de Deus, nunca se esqueçam de sua aliança com o Senhor! Mulheres de Deus, nunca se esqueçam de seu compromisso com a santidade! Para isso, é preciso ter muito – mas muito mesmo – cuidado com os olhos de víbora.