O amor é lindo

“Assim, por amor a Raquel, serviu Jacó sete anos; e estes lhe pareceram como poucos dias, pelo muito que a amava” Gênesis 29:20.

Em vez de pensarmos nas trapaças do Sr. Lambão, quer dizer, Labão, gostaria de enfocar o romantismo dessa página, e a beleza do amor de Jacó por Raquel, não uma paixão passageira, mas um amor verdadeiro, algo forte e duradouro.

Creio que seu amor por ela foi o que os românticos de plantão chamariam de “amor à primeira vista”, o que pode realmente ter ocorrido, no entanto, não podemos afirmar ao certo, pois não sabemos quanto tempo já havia passado desde sua chegada em Harã.

O que fica claro é que, segundo o costume dos povos do oriente, era preciso pagar um bom preço ao pai da noiva, costume esse que ainda vigora nos dias de hoje em muitos lugares. Já pensaram se esse costume fosse adotado aqui em Santa Catarina? Eu seria um homem, além de bonito, muuuuuito rico, nos próximos 10 anos.

O preço estabelecido por Raquel foi “… sete anos te servirei por tua filha mais moça, Raquel”, quer dizer, ele trabalharia 7 anos como pastor dos rebanhos de seu sogro, sem receber salário, e só poderia receber a encomenda após esse período.

Aí, então, lemos as palavras que nos levam a ver como o amor é lindo: “Assim, por amor a Raquel, serviu Jacó 7 anos; e estes lhe pareceram como poucos dias, pelo muito que a amava”. Isso mesmo, Jacó fez isso por muito amar a Raquel. Ele trabalhou 7 anos, os quais passaram rapidamente. Sim, o amor é lindo.

Quando penso no amor de Jacó por Raquel, é claro que tenho que fazer uma análise do meu amor por Sula, minha esposa. Logicamente não tive que trabalhar 7 anos por ela, mas 18 (anos de casado), os quais passaram rapidamente, por causa do grande amor que o Senhor colocou em meu coração por ela.

Penso, também, no meu amor pelo meu Amado, o meu Salvador e Senhor. Não tive que pagar nada, pois Ele pagou tudo, e, após um casamento de 30 anos, posso dizer com todas as letras: Esses 30 anos pareceram poucos dias, pelo muito que eu O amo! Quer dizer, sei que meu amor é falho, se comparado ao dEle por mim, mas o mais incrível disso tudo é que esse amor só aumenta, na medida em que me sinto ainda mais amado por Ele, apesar de minhas pisadas na bola.

Quando penso no amor de Jesus por nós, Seu povo, tenho que admitir: o amor é lindo.