Teste de fidelidade

“Sobreveio uma grande fome naquele país, e Abrão se retirou para o Egito.” Gênesis 12:10

Nos últimos tempos, muitos programas de auditório têm promovido o teste de fidelidade onde uma esposa desconfiada, juntamente com a equipe do programa, preparam uma armadilha para o marido que precisa passar por uma forte tentação, provando se é fiel ou não. Geralmente o marido cai na tentação e passa a maior vergonha diante das câmeras escondidas, precisando pedir desculpas à esposa.

É claro que não podemos saber até onde tudo isso é verdade, mas, certamente, podemos ter uma idéia bem clara de como o homem age diante de um teste, quando, aparentemente, ninguém está vendo.

Em nossa vida temos que passar por vários testes de fidelidade e, muitas vezes, mesmo sabendo que não estamos sozinhos, fracassamos e as câmeras de Deus que permanecem apontadas 24 horas por dia sobre nós, registram tudo. Logicamente, Deus não faz assim para nos envergonhar, nem para espionar, e sim, para cuidar de nós, protegendo, instruindo, corrigindo e abençoando. Através desses testes, Deus está trabalhando em nossas vidas para sermos servos mais fiéis.

Abraão teve que passar por um teste de fidelidade, o teste da dificuldade material, pois ele tinha que aprender a confiar no Senhor em toda e qualquer situação. Ao ver a fome que predominava na terra de Canaã, ele foi para o Egito e acabou se envolvendo numa encrenca muito grande. Veja o que aconteceu com o pai da fé:

  1. Ele se assustou com a situação – ficou apavorado com a possibilidade de passar fome e dificuldade – faltou fé em Deus.
  2. Ele saiu do lugar da bênção – fugiu da briga, não perseverou, desistiu – esqueceu da promessa de Deus.
  3. Ele foi para o Egito – uma providência correta aos olhos humanos, pois lá, segundo seu raciocínio, ele teria mais chance – não buscou orientação de Deus.
  4. Ele teve que mentir para não morrer – ele agiu segundo a sua sabedoria, de acordo com a sua lógica – não buscou a verdade que procede de Deus.
  5. Ele foi bem recebido – graças à sua mentira ele foi bem tratado e prosperou – recebeu vantagens dos homens, mas não de Deus.
  6. Faraó tomou Sara para ser sua esposa – teve que dar a mão de sua própria esposa – ficou numa situação muito incômoda longe de Deus.
  7. Faraó foi amaldiçoado – em vez de ser bênção, Abraão levou problemas para Faraó – levou problemas, em vez de levar a bênção de Deus.
  8. Abraão foi desmascarado – a mentira de Abraão não foi muito longe – a duras penas, Abraão voltou para a vontade de Deus.

Sem dúvida, os testes mais difíceis que temos enfrentado na vida são as dificuldades financeiras e físicas, e se não aprendermos a agir corretamente diante delas, poderemos atrapalhar os planos de Deus para nós, tendo maiores problemas.