“Apareceu Deus a Abrão e disse: Esta terra darei à tua descendência. Ali mesmo Abrão levantou um altar a Deus e O adorou.” Gênesis 12:7
A verdadeira adoração é a principal lição que um crente precisa aprender, pois em todos os tempos e lugares Deus tem procurado verdadeiros adoradores, aqueles filhos de Adão que realmente LHE dão grande alegria. Sempre que pensamos em adoração, imaginamos um grande coral com vozes triunfantes entoando hinos de louvor ao Senhor. Pensamos em palavras que expressam nossa gratidão pelo que Ele é, por tão grande salvação, e por tantas bênçãos que nos tem dado. E, realmente, tudo isso faz parte de nossa adoração.
Porém, não podemos nos esquecer que, quando adoramos, nosso alvo deve ser sempre agradar a Deus, deixá-Lo realmente satisfeito conosco, por isso mesmo, não podemos fazer do nosso jeito. Temos que aprender, de uma vez por todas, a satisfazer, não o nosso gosto, mas o bom gosto de Deus.
Em se tratando de adoração, Abraão nos deixa uma das lições mais preciosas das Escrituras Sagradas, pois ele não somente adorou com palavras, ou formas estabelecidas por pessoas ou religiões, nem muito menos quando construiu aquele altar e tantos outros durante sua vida. Ele aprendeu a ser um verdadeiro adorador, alguém que sabe como satisfazer o bom gosto de Deus. Ainda no início do relacionamento íntimo entre Abraão e Deus, logo de saída, vemos um forte exemplo da verdadeira adoração que satisfaz o bom gosto de Deus.
- Fé – O verdadeiro adorador tem que ter fé na Palavra de Deus e, assim, no Deus da Palavra. “Sem fé é impossível agradar a Deus”. Abraão, ao ouvir a Palavra de Deus, confiou, depositou sua fé em tudo o que Ele havia dito. O verdadeiro adorador vive por fé, confia sempre na Palavra de Deus, nas Suas promessas, e, assim, tem sempre um espírito de adorador.
- Obediência – O resultado da fé na Palavra de Deus é a obediência. Sem dúvida, Abraão foi justificado por fé, e deu prova dessa fé através da obediência, ou, como queiram, boas obras. Se tem algo que agrada a Deus é quando ouvimos a Sua Palavra, cremos e obedecemos. Muitos querem adorar a Deus, mas sua adoração não poderá ser verdadeira se não for acompanhada de fé e de obediência.
- Levantou um altar – O altar nos faz pensar no ato de adoração, e isso nos mostra que Deus se agrada desse ato. Tem gente que acha que não precisamos expressar nossa adoração com palavras, nem com gestos, nem com hinos, mas creio que não é bem assim, pois, se vivemos por fé, se somos obedientes e fiéis, podemos e devemos expressar o nosso louvor.
Abraão era um verdadeiro adorador porque vivia por fé. Era obediente e levantava altares, expressando sua adoração. Por isso tudo, ele nos deixa um precioso exemplo da adoração que satisfaz o bom gosto de Deus.