Uma linda expressão de louvor

“Ele é o teu louvor, e o teu Deus que te fez estas grandes temíveis cousas que teus olhos têm visto.” Deuteronômio 10:21

Diante de tudo que já temos visto, como, então, podemos expressar o nosso verdadeiro louvor e saber que Deus o aceita?

O louvor de Caim e de Abel: Através dessa história narrada em Gênesis 4:1-15, encontramos uma excelente resposta. Caim trouxe perante o Senhor do fruto da terra, enquanto que Abel trouxe das primícias do seu rebanho. Por que Deus se agradou da oferta de Abel, mas não da de Caim?

Deus mostrou o caminho (Gênesis 3:21): Depois da queda, Deus providenciou cobertura para o pecado de Adão. Deus sacrificou um animal inocente, cujo sangue cobriu o seu pecado e cuja pele cobriu sua nudez. O cordeiro sacrificado é uma figura do “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (João 1:29); e o sangue derramado é necessário para a expiação – “Sem derramamento de sangue não há remissão”. (Hebreus 9:22). Nosso louvor é aceito quando já fomos lavados pelo sangue do Cordeiro de Deus, o nosso Amado Salvador Jesus Cristo – “Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor…” (Hebreus 13:15). Muitos tentam através de suas religiões e filosofias entrar na presença de Deus para adorá-Lo e louvá-Lo, mas esse não é o caminho.

Deus mostrou que tem que ser por fé: A oferta de Abel dá a entender que houve instrução prévia (comp. c/ Gênesis 3:21), pois “pela fé Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício…” (Hebreus 11:4). A fé é aceitar a Palavra de Deus (Romanos 10:17), portanto, a oferta sem sangue que Caim ofereceu, foi uma recusa à instrução de Deus. Sempre que há fé, na Bíblia, há, também, uma ação que a comprove, e nesse caso Abel agiu oferecendo sacrifício. Caim rejeitou a Palavra de Deus, e isso é falta de fé e, “de fato, sem fé é impossível agradar a Deus… ” (Hebreus 11:6).

Deus mostrou que conhece o coração do homem: Caim era um homem mau. Deus conhecia os seus atos e pensamentos. Caim era um homem ímpio e suas obras eram más. Caim era um homem mau no seu dia a dia e sua maldade chegou ao ponto de matar o próprio irmão. “Caim era do maligno e assassinou a seu irmão; e por que o assassinou? Porque as suas obras eram más, e as de seu irmão, justas.” (I João 3:12). Judas o comparou aos falsos mestres, religiosos corruptos e descrentes da Palavra de Deus (Judas 8-11). Notem que “Deus não se agradou de Caim nem de sua oferta” (Gênesis 4:5). Pelo fato de Deus conhecer o coração do homem, não basta o ato (louvor), é preciso, também, uma atitude correta de louvor que é expressa no dia a dia através de vidas consagradas ao Senhor e à Sua obra.

Uma linda expressão de louvor não tem nada a ver com palavras faladas, escritas ou cantadas se, as mesmas, não forem acompanhadas de vidas de fé na Palavra de Deus e na Obra do Senhor Jesus Cristo, resultando em vidas que louvam, mesmo que não haja nenhum som.

“Ao olhar no meu coração, Deus encontra uma linda expressão de louvor?”