As pessoas geralmente confundem, mas há uma grande diferença entre religião e salvação. Há muitas religiões, mas só existe um caminho para a salvação.
Religião vem do homem; salvação é a revelação de Deus por meio de Jesus Cristo.
Religião é o ópio do povo; salvação é o presente de Deus ao homem perdido.
Religião é a história do homem pecador, que precisa fazer alguma coisa para seu deus indignado. O Evangelho da salvação nos diz o que o Deus Santo fez pelo homem pecador.
Religião procura um deus em muitos lugares e de muitas formas; o Evangelho da salvação são as Boas Novas de que Jesus Cristo procura o homem que se encontra em caminho errado. “Porque o Filho do homem veio salvar o que estava perdido” (Mateus 18.11).
A religião dá ênfase em fazer alguma coisa (boas obras); o Evangelho muda o homem por dentro, através da presença do Espírito Santo em seu coração. “… E assim habite Cristo nos vossos corações, pela fé” (Efésios 3.17) .”Não sabeis que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1 Coríntios 3.16). Essa mudança motiva o homem a fazer alguma coisa.
Nenhuma religião tem um Salvador ressuscitado, que dá perdão dos pecados e vida eterna. Só Jesus Cristo ressuscitou e ele não é uma religião.
Jesus Cristo, e não a religião, é o único que pode perdoar os seus pecados e lhe dar vida nova aqui e vida eterna no futuro. “Crê no Senhor Jesus, e serás salvo” (Atos 16.31). “… E o sangue de Jesus, Seu Filho, nos purifica de todo pecado” (1 João 1.7).