O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo (João 3:6-7; 2 Coríntios 5:17).
Qualquer coisa nova causa uma forte impressão. Dê a uma criança um brinquedo novo e ela vai colocar o mais antigo de lado. Quando alguém compra um carro novo, isso atrai a atenção dos seus conhecidos. Mesmo um novo item de roupa aumenta nossa sensação de importância.
A questão é, portanto: quanto tempo dura essa impressão? Não é simplesmente porque as coisas novas logo envelhecem, mas porque a impressão é apenas superficial.
Eis o porquê dos versículos de hoje, das Escrituras, serem relevantes. Quando alguém sente que a sua vida não pode continuar como no presente, a mudança deve vir de dentro, de modo que a sua conduta é a expressão de uma renovação dentro dele. Não há outro caminho, como provam as nossas decisões de Ano Novo, as quais são de curta duração.
É por isso que o Senhor Jesus Cristo disse ao teólogo Nicodemos na notável conversa deles: “Necessário vos é nascer de novo”. Simplesmente fazer um novo começo não é suficiente: o resultado não será diferente. Regeneração, no entanto, produz um novo tipo de vida: uma vida “da água e do Espírito”, como disse o Senhor Jesus, ou seja, da Palavra de Deus e de Seu Santo Espírito.
Todos os que confessam sua antiga vida com todas as suas falhas e culpa a Deus e aceitam a mensagem de que Jesus Cristo morreu pelos pecadores recebem a vida nova. O efeito será visível e permanente, para todos que se tornaram novos em essência.
Notas:
Extraído do devocional BOA SEMENTE – [email protected]