Servir

“e qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos.” Marcos 10.44.

Sem lugar para dúvidas, Jesus Cristo sempre marcou a diferença. Em cada palavra que disse, ensinou algo novo e maravilhoso, ou reafirmou conceitos que estavam esquecidos ou transformados. Desde que a sociedade humana foi criada, houve uma ordem interna.

Sempre houve governantes ou chefes em cada grupo, tribo, país ou estado. Pessoas que determinam os destinos da grande maioria. De forma geral, o poder sempre está nas mãos de um pequeno grupo que ordena e determina o rumo do resto da sociedade.

Mas, desde as civilizações mais antigas até os modernos governos atuais, sempre houve uma constante. Quem tem o poder político gosta de ostentá-lo.

Jamais um governante se rebaixará para realizar uma tarefa que pode delegar. Por isso se fez famosa a anedota durante a guerra de independência dos EUA. Contam que, preparando a muralha pra defender um forte dos revolucionários, havia vários soldados tratando levantar um pesado poste de madeira. O oficial a cargo apenas observava como se esforçavam e não conseguiam suspendê-lo.

Passou um distinto homem e perguntou ao oficial por que não ajudava seus soldados. Porque sou coronel, disse o oficial com tom pejorativo e desafiante. Então, respondeu o homem distinto, se você não os ajuda, o farei eu. Depois de trabalhar muito, conseguiram erguê-la.

O coronel, intrigado, perguntou ao homem agora sujo e transpirado. Quem é você? O General Washington, lhe respondeu o homem, e estou à sua disposição para o que quiser.

Esse mesmo gesto é o que Jesus Cristo espera de seus filhos. Que tenhamos a capacidade de ajudar, de servir, de estarmos disponíveis para realizar qualquer tarefa. Que não nos achemos demasiadamente importantes pelo estudo, a posição, o dinheiro, a família, o conhecimento ou a pinta que tenhamos. Jesus Cristo definiu que, para que alguém seja o mais importante no Reino de Deus, terá que ser o servo de todos.

O Senhor de tudo mudou definitivamente os parâmetros com os quais sempre se manejou a humanidade. No lugar de lavar as mãos, os cristãos devem estar disponíveis para qualquer serviço. Não somos demasiadamente importantes para não o fazer. Você é um filho de Deus, igual aos seus irmãos. Mude para ser melhor. Aprenda a servir. Não é uma opção, é uma ordem do Rei.

REFLEXÃO: Somente o que serve, serve para ser o melhor.

Notas:

Traduzido por Thaíse Dias Lima

por Daniel Perez Cliffe