SALMO 40 E HEBREUS 10

Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração (Salmo 40:8).

Esse foi o motivo para a vinda do Senhor Jesus ao mundo! ele não estava apenas desejoso de fazer a vontade de Deus, mas era totalmente capaz de realizá-la. Além disso, ele não apenas viveu para fazer a vontade de Deus, mas também estava pronto para morrer para fazer a vontade de Deus. Que Salvador! A citação dessa passagem em Hebreus 10 enfatiza que com a vinda de Cristo ao mundo uma nova ordem de coisas foi estabelecida, no qual não há fracasso. É inteiramente oposta à ordem vinculada ao primeiro Adão, corrompida pela desobediência.

Algo marcante é que os ouvidos do Salmo 40 são identificados com o corpo de Hebreus 10. Isso não sublinha a perfeita obediência do Cordeiro de Deus? Aquele que era o perfeito Holocausto (Salmo 40), bem como a perfeita Oferta pelo pecado (Hebreus 10) ficou caracterizado pelo total comprometimento com a vontade divina e pela lealdade irrestrita ao Seu Deus. Tal atitude é um grande desafio para nós. Você já notou os paralelos e o desenvolvimento dessas três conhecidas passagens que falam sobre os ouvidos do Servo?

1. Salmo 40 fala de Sua obediência relacionada à Sua vinda para fazer a vontade de Deus.

2. Isaías 50 menciona Sua vida diária na disciplina da escola de Deus, em perfeita submissão e devoção; ele é nosso modelo a ser seguido. Depois o foco está em seus sofrimentos e em Sua obediência até à morte, onde não podemos segui-Lo. Lealdade à vontade de Deus pode nos levar a sermos executados ou perseguidos, mas apenas o Senhor foi absolutamente único como o verdadeiro Servo-Filho em Seu comprometimento com a causa de Deus, incluindo Sua morte para a glória do Pai.

3. Em Êxodo 21, na ilustração do servo-escravo, percebemos que o amor era o real motivo de nosso Senhor, amor até à morte.