Toda a extremidade ele esquadrinha, a pedra da escuridão e a da sombra da morte… Porém onde se achará a sabedoria, e onde está o lugar da inteligência? o homem não conhece o seu valor, e nem ela se acha na terra dos viventes… Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência (Jó 28:3,12-13,28).
Com a inteligência que Deus concedeu ao homem, este consegue realizar extraordinários feitos. E os seres humanos gostam de se gabar de suas conquistas nas diversas áreas.
Contudo, existem algumas coisas que o homem jamais conseguiu nem conseguirá fazer, por exemplo, recomeçar um dia sequer de sua existência. Ele também não pode evitar que rugas apareçam em seu rosto, que seus cabelos caiam, ou que a morte se aproxime de sua casa.
Mais sério ainda: o homem não pode desfazer nem um de seus pecados. Por mais íntegro e honrado que seja, pelo menos à vista de seus pares, nada do seu passado pode ser alterado. As palavras frívolas e maldosas não podem ser recapturadas ou silenciadas. Nem seus atos vergonhosos. E o que dizer dos maus e secretos pensamentos? Deus conhece tudo isso!
o que fazer com tal fardo? Como podemos encarar o Deus vivo em sua santidade? Existe apenas um caminho. É o que leva à cruz do Calvário, onde o Senhor Jesus Cristo morreu para que nós pudéssemos ser salvos. Esse foi o feito mais extraordinário da História.