Escolhei hoje a quem sirvais… porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR (Josué 24:15).
A vida é cheia de escolhas e devemos aprender a fazer as corretas. Algumas são fáceis, mas outras são difíceis e a sabedoria de Deus é exigida para que se possam fazer as corretas. É muito importante para a família que o pai faça as escolhas mais sábias. Josué é um bom exemplo disso. Sua escolha não foi dependente das escolhas feitas por outros – servir a Deus foi uma escolha determinante para ele e sua família. Para ser decidido como ele foi, precisamos seguir as cinco coisas abaixo relacionadas:
1. Desejo. Precisamos desejar o que Deus quer. A falta deste desejo frequentemente mantem as famílias longe de fazer as escolhas importantes. Manter-se neutro pode parecer mais fácil que decidir, mas fazendo isso é sempre uma escolha e normalmente a errada.
2. Determinação. Até podemos querer fazer a escolha certa, mas se não estamos determinados a fazê-la, ela não ocorrerá.
3. Disciplina. Temos de pagar um preço ao fazer escolhas – só que fazer escolhas pode ser algo caro! Muitos têm o desejo e estão determinados, mas depois de verificar o custo, desanimam.
4. Direção. Precisamos ter um plano e só podemos obter direções confiáveis na Palavra de Deus. Frequentemente muito é desconhecido quando nossas escolhas são feitas, mas permitindo que a Palavra de Deus seja nossa luz teremos a segurança que precisamos para fazê-las.
5. Dinâmico. Somente na sabedoria e força de Deus é que temos o poder (no grego: dinamis) para fazer, com êxito, aquelas importantíssimas e duras escolhas.
Você e sua família estão enfrentando escolhas difíceis? Se sim, lembre-se de Josué. Sua determinação em fazer uma escolha difícil encorajou Israel a servir a Deus. Suas escolhas podem afetar outras famílias a fazer o mesmo também.