Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José. Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê (João 1:45-46).
Filipe estava convencido que o Senhor Jesus era o Messias, o Redentor de Israel. Ele simplesmente tinha de contar essa notícia a Natanael, que era um cético. Jesus de Nazaré? Nazaré é uma cidade da Galiléia, no norte de Israel. Essa cidade não tinha uma boa reputação. Natanael sabia disso porque era de lá também.
Jesus de Nazaré? Ele supostamente era o Salvador, o caminho para Deus? Isso exigia uma boa dose de convencimento! Filipe achou uma solução simples para inspirar confiança em seu amigo. E o convidou para ir e ver.
Quando Natanael acompanhou Filipe, descobriu que o Senhor já o tinha visto e sabia tudo sobre ele. Aquilo realmente o convenceu, a ponto de reconhecer o Senhor Jesus como Filho de Deus, o Rei de Israel.
Você também não quer vir e ver para ser convencido? Leia os evangelhos. Você poderá observar como o Senhor se relacionou com as pessoas, por que ele é o Filho de Deus. Ele conhece nosso anseio por liberdade e alegria. Ele conhece nosso coração atribulado e tudo o que guardamos para nós mesmos. E em seu perfeito amor e bondade o Senhor Jesus satisfaz nossas necessidades.
Mas ele também conhece nossa vontade obstinada, pecaminosidade e perdição, e mesmo assim não nos rejeita. Ao invés disso, nos chama para que Lhe entreguemos essas cargas mortais. Então só nos resta vir e ver!