Tendo, pois, muitos empreendido pôr em ordem a narração dos fatos que entre nós se cumpriram, segundo nos transmitiram os mesmos que os presenciaram desde o princípio, e foram ministros da palavra, pareceu-me também a mim conveniente descrevê-los a ti, ó excelente Teófilo, por sua ordem, havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio; para que conheças a certeza das coisas de que já estás informado (Lucas 1:1-4).
Lucas, autor do terceiro evangelho, foi um cooperador do apóstolo Paulo, e o acompanhou em diversas viagens. Lucas estava com o apóstolo até mesmo durante o último período de sua prisão em Roma (2 Timóteo 4:11). A bíblia nos relata pouco acerca da pessoa de Lucas. Paulo o chama de “o médico amado” (Colossenses 4:14).
Além do evangelho – o registro da vida, morte e ressurreição de Jesus – Lucas também escreveu o livro de Atos. Os dois livros são dedicados a Teófilo, que ninguém sabe quem foi.
Outros tinham escrito relatos da vida de Jesus antes de Lucas, mas este não os menciona. E se esforça para escrever o seu próprio, baseado nas informações de testemunhas oculares confiáveis.
Lucas coloca os eventos “em ordem”. Isso nem sempre significa uma ordem cronológica, mas espiritual ou moral.
Ele enfatiza a verdadeira humanidade do Senhor Jesus Cristo desde o seu nascimento. Descreve Cristo como o Deus salvador (2:30) que traz redenção, paz, alegria e comunhão para a raça humana, e utiliza um tom comovente para desenvolver tais assuntos.