UMA SÓ IGREJA, UM SÓ CORPO

[Paulo] À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo (1 Coríntios 1:2).

Como visto nas epístolas, os filhos de Deus formam uma só Igreja de Deus, tendo sido escolhidos por Deus em Cristo “antes da fundação do mundo” (Efésios 1:4). Deus glorificou a Cristo e O “constituiu como cabeça da Igreja, que é o seu corpo” (Efésios 1:22-23). Portanto, o Cabeça da Igreja está nos céus, muito acima de todos!

Temos a tendência de pensar que somente as pessoas mais dignas neste mundo é que integram a Igreja de Deus, mas surpreendentemente, é o oposto! A Igreja é composta daqueles que andaram em ofensas e pecados, guiados pela vontade da carne e dos pensamentos, mas que foram vivificados por Cristo e salvos pela graça divina (Efésios 2:1-5). Essa fantástica demonstração de graça está além de toda compreensão humana!

Também não é maravilhoso que assim como todas as partes do corpo humano estão ligadas à cabeça, formando um só corpo, assim também todos os que creem estão unidos a Cristo e formam um corpo com Cristo? “Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo… Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos” (1 Coríntios 12:12-14).

A Igreja de Deus descrita nas Escrituras consiste de todos os que são salvos e, portanto, unidos pelo Espírito ao Corpo de Cristo. “Há um só corpo e um só Espírito… Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós” (Efésios 4:4-6). Não existe dois ou mais corpos nas Escrituras! O corpo único, que reúne todos os crentes, é obra e projeto de Deus e, portanto, o sectarismo que produz diversos corpos está em frontal oposição ao próprio Deus!