QUAL É A SUA BASE?

Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante: É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha (Lucas 6:47-48).

Por mais belo que um projeto de arquitetura seja, ele é inútil se não tiver uma fundação bastante firme. O caso mais conhecido é o da torre de Pisa, na Itália. Ela atrai turistas do mundo inteiro, porém jamais cumpriu o propósito para o qual foi projetada. Em 1990, a torre teve de ser fechada aos turistas para que suas fundações pudessem ser reparadas.

Sobre que tipo de terreno construímos nossa vida? Sobre as tradições, a experiência de nossos pais, doutrinas e filosofias, sobre nossas próprias opiniões, a cultura vigente?

O Senhor Jesus indica qual é a única fundação capaz de resistir eternamente: a Rocha da nossa salvação, ele mesmo. Quem o ignora e prefere qualquer outra base, constrói “uma casa sobre terra, sem alicerces”, (v. 49). Em outras palavras, está baseando sua vida neste e para este mundo, que é passageiro e um dia será completamente destruído.

Temos de vir ao Senhor Jesus e ouvir suas palavras, que são vida e graça. Elas nos mostram que não estamos em um relacionamento correto com Deus. Precisamos nos arrepender em primeiro lugar do maior pecado de todos: o de querermos ser independentes de Deus. A independência é a raiz de todos os outros pecados, e nos leva a buscar a “areia” – tudo o que é humano – como alicerce da vida.

Mas se o conhecermos, e cavarmos bem fundo na Rocha; se nos rendermos ao Senhor, se obedecermos às suas palavras, e nos alinharmos com sua vontade, estaremos construindo sobre a Rocha, a fundação inabalável que permanece firme e resiste a qualquer tempestade desta vida.