“E o verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.” João 1:14.
João estava mais que surpreendido. Não podia crer no que estava vendo. Durante muitos anos o povo havia falado que viria um Messias, mas ninguém o havia visto. Todos recordavam os feitos maravilhosos que relatou Moisés, e os milagres de Elias, mas já não aconteciam essas coisas incríveis. Agora só havia uma rotina diária, trabalho pesado, tédio religioso e nenhuma manifestação do poder de Deus.
Mas quando João viu ao Senhor Jesus Cristo, viu algo diferente, algo novo, algo que jamais havia visto e que não podia explicar, mas que o impactava. João pôde ver a Glória de Deus. E quando escreve seu evangelho, pode recordar cada ato de Jesus Cristo e reafirma que em cada gesto, em cada olhar, em cada palavra, se manifestava com poder a Glória de Deus.
O Senhor Jesus Cristo impactava e fazia a diferença. Ninguém era como Ele. Era, é e sempre será único e especial. É o Deus Homem, que pode compreender com plenitude ambas as formas de pensar. Por isso é tão maravilhoso. Jesus Cristo é incrível. É homem como nós, porque sente, sofre e vive como homem, e ao mesmo tempo, sente, sofre, ama e vive como Deus. Jamais deixou de ser homem nem deixou de ser Deus.
Mas o que João pôde ver, passou despercebido para muitos, para a maioria. Muitos poucos puderam vê-lo em sua época. Tanto é que alguns quiseram crucificar o Filho de Deus. Queriam matar o Amor e a Verdade e, por isso, mentiram para que Cristo fosse assassinado. A grande maioria permaneceu indiferente. Quase sem dar-se conta.
Como puderam ser tão cegos para não ver tanta grandeza? Ninguém pode explicar. Mas o certo é que não viram. Estavam demasiadamente ocupados com seus problemas, com seus trabalhos, com seus projetos, que foram indiferentes à Glória de Deus. E não a viram.
Hoje Deus não se manifesta com trovões e raios, não vemos o Mar Vermelho aberto, nem chuvas de granizo para defender-nos. Mas Jesus Cristo segue mostrando todo o Poder da Glória de Deus. Você o viu hoje? Não deixe que a dor do seu problema ou a indiferença de seu egoísmo impeçam você de ver a Glória de Deus hoje.
REFLEXÃO: Hoje é um dia de Glória.
Notas:
Traduzido por Thaíse Dias Lima
por Daniel Perez Cliffe