Escola de Caráter: Fatores que determinam a formação do caráter

A responsabilidade humana

O homem foi criado à imagem de Deus. Entre outras coisas isto significa que, diferente dos animais, Deus fez do homem um ser responsável. Este é um fator decisivo na formação do caráter cristão.

Da raiz da palavra “responsabilidade” vem o verbo “responder”. O que isto significa? Precisamos dar uma resposta para Deus pelos nossos atos. Como a nossa natureza está corrompida pelo pecado, nenhuma resposta do homem pode satisfazer a Deus. No entanto, isto de maneira nenhuma exclui a necessidade da resposta – a responsabilidade.

A prestação de contas

Deus perguntou a Adão quando este pecou: “Onde estás? Comeste do fruto proibido?” O mesmo fez com Eva.

Deus interpelou a Caim quando este matou a seu irmão. A Saul, quando desobedeceu. A Davi quando adulterou. A Ananias e Safira, quando mentiram. A Saulo, quando perseguia aos cristãos…

Um dia todos nós deveremos prestar contas perante aquele que conhece todas as coisas. [1]

Como assumir a responsabilidade

Adão preferiu dizer que a culpa não era dele. A mulher por sua vez também se fez de vítima.

Nada nos exime de nossa responsabilidade pessoal. Deus, através de Jesus Cristo, nos proveu tudo o que necessitamos para viver em vitória sobre Satanás, os demônios, a carne, o pecado, a tentação, o mundo e sobre todas as circunstâncias, por mais adversas que sejam. A graça de Deus nos proveu de tudo o que necessitamos para sermos mais que vencedores em todas as coisas.

Não vamos avançar se continuarmos apresentando desculpas. Só enganaremos a nós mesmos, porque diante de Deus as desculpas não têm nenhum valor.

Seria néscio negar a influência de nossa herança genética, nossa infância, os traumas que trazemos desde a infância… tudo isso influi sobre o nosso comportamento. Influi, mas não o determina.

O fator determinante de nossa maneira de ser e de viver, de nosso caráter e conduta passa por nossa responsabilidade pessoal, como se fosse um filtro.

DECLARAÇÃO DE MINHA RESPONSABILIDADE PESSOAL

Eu declaro diante de Deus que sou o responsável pela minha conduta, pelas minhas palavras, pelos meus pensamentos, pelos meus sentimentos, pelas minhas atitudes, pelos meus desejos, pelas minhas intenções e ações.

Não tenho nenhuma desculpa para não fazer a vontade de Deus, pois Deus, em Cristo, me tem provido tudo o que necessito para viver em vitória sobre o pecado, sobre a carne, sobre o velho homem, sobre minha herança genética, sobre as influências do mundo, sobre os demônios e suas mentiras, e sobre até mesmo Satanás. Aleluia!

Proclamo que posso mudar, posso ser melhor, posso ser mais humilde, posso ser mais santo, “Tudo posso em Cristo que me fortalece”. Amém!

Compreendendo a ira

Leia Salmo 37:8.

Ira! Que emoção poderosa! Fomos criados passíveis dela. Ira é energia que de alguma forma tem a sua função na “luta pela vida”. A ira por si só não é certa ou errada. Ela é algo que faz parte de nossa criação, pois fomos criados à imagem e semelhança de Deus e Ele se ira. O que faz a ira tornar-se um pecado é o modo como tratamos com ela. [2]

Sempre que a raiva, o rancor, a indignação e o desejo de vingança se interpuserem na nossa relação com Deus e com nosso irmão, nosso caráter sairá perdendo.

Controlando a Ira

Leia Provérbios 29.11. Dar vazão à ira é deixar que ela o domine, fazendo de você um objeto. E isso também faz de você um tolo.

Conheça algumas estratégias não-bíblicas de enfrentar a Ira:

    a) explodir de raiva ou mau humor, agredir pessoas ou objetos física ou verbalmente[3]
    b) transferir sua ira. Ex: bater em um travesseiro pensando em uma pessoa[4]
    c) controlar a ira no emprego e na igreja, mas não ter nenhum controle em casa com os entes queridos[5]
    d) “sair do sério” no trânsito[6]

O que a Bíblia diz:

    a) Devemos perdoar as ofensas[7]
    b) As palavras duras só suscitam a ira[8]
    c) Devemos amar a pessoa que nos irritou e no amor não há ira[9]
    d) Devemos suportar e perdoar a pessoa que nos irritou[10]
    e) Questões existentes entre pessoas não devem postergar uma solução[11]

Antes de decorar fórmulas mnemônicas de como vencer a ira, é preciso uma disposição interior firme, para não incorrer em falsidade. Esta disposição só é verdadeiramente possível àqueles que se submetem ao agir regenerador do Espírito Santo.

Quem disse que seria fácil? Lembre-se do que Deus disse para Caim: o pecado está na tua porta… mas tu o podes dominar.[12]

Próximo artigo: Os principais fatores na formação do caráter (1/2)

Notas:

[1] 2 Coríntios 5.10 [2] Aprenda mais: Salmos 30.5; 78.21-22,38; 86.15; Provérbios 19.11; 30.33; Romanos 1.18; Efésios 4.31; Colossenses 3.8; Tiago 1.19-20 [3] Provérbios 16.32 [4] 1 João 4.7-8 [5] Provérbios 25.28 [6] Mateus 5.16 [7] Provérbios 19.11 [8] Provérbios 15.1 [9] 1 Coríntios 13.5; Provérbios 10.12 [10] Colossenses 3.13 [11] Efésios 4.26 [12] Gênesis 4:6-7